Guia da Semana

Ainda nos tempos de faculdade me surgiu a vontade de estudar na Espanha. Eu já falava inglês, então me parecia mais produtivo morar em um país onde pudesse aperfeiçoar outro idioma.

Por causa do curso de jornalismo, do antigo namorado, do (pouco) dinheiro e do trabalho, os planos ficaram por muito tempo guardados na gaveta. Mas no final de 2009, resolvi 'chutar o balde' e colocar o sonho em prática.

Em fevereiro, fechei um curso de três meses de espanhol em Madri. Pedi demissão e com o dinheiro que recebi, mais a imensa ajuda dos meus pais, dia 15 de abril eu estava embarcando.

O começo da viagem foi conturbado. Atrasos por causa da poeira do vulcão islandês e chá de cadeira na imigração. Mas os problemas pararam por aí. Depois disso, só coisas boas me ocorreram.

Consegui alugar um apartamento em um bairro charmoso e bem localizado, a cerca de quatro quarteirões da minha escola. Acordava meia hora antes do horário da aula, me arrumava rapidinho e ia caminhando tranquilamente.

Mas mesmo se precisasse pegar algum meio de transporte público seria fácil. A linha de Metrô de Madri abrange toda a cidade e tem boas conexões com os municípios ao redor. É possível chegar a qualquer lugar da capital espanhola por debaixo da terra.

Atrações

Apesar do transporte público funcionar muito bem, o ideal é conhecer a cidade a pé. Calce algo confortável porque há muita coisa interessante para ver.

Caso você curta apreciar obras de arte, não deixa de visitar o Museu do Prado, que abriga pinturas de Goya, El Greco, Velásquez e muito mais. Já no Centro de Arte Reina Sofia, você vai encontrar obras de Miró, Salvador Dali e Picasso, com o seu impressionante e enorme quadro Guernica.

Também vale a pena entrar no Palácio Real para ficar boquiaberto com os vários salões suntuosos que abrigaram diversos reis e nobres espanhóis, além da intimidadora coleção de armamento bélico medieval.

Agora, se você curte passeios mais despretensiosos, uma boa pedida é o Parque del Retiro. Escolha um dia de sol para caminhar, passear de barquinho em um charmoso lago e se jogar na grama sem pressa para nada.

No verão, não se assuste com as mulheres tomando sol de biquíni deitadas na grama. É super natural! Sugiro que você vista um traje de banho por baixo da roupa para aderir a este costume europeu caso dê vontade.

A Puerta del Sol e a Plaza Mayor são pontos outros pontos famosos, bons para comprar souvenires, observar gente do mundo todo e experimentar a culinária espanhola em alguns dos muitos restaurantes instalados na região.

Cañas y tapas

Os espanhóis são um dos povos europeus que mais consomem bebidas alcoólicas no mundo. Eles são fãs de happy hour e têm o costume de passar por vários bares em uma mesma noite.

Para que a brincadeira não resulte tão cara e a bebida não suba à cabeça tão rapidamente, a maioria dos bares oferece um prato de petiscos típicos na compra de uma cerveja ou um tinto de verano (bebida similar à sangria).

É possível se divertir muito por lá, mesmo com a carteira vazia. Madri não é uma cidade cara, permitindo que os espanhóis vivam muito bem. Eles comem e bebem com prazer. Fazem a siesta, não é lenda! E, apesar de parecerem carrancudos à primeira vista, têm o riso solto e um refinado senso de humor.

* Flávia Corbó é jornalista e detalhou passos de sua viagem para Madri e pela Europa no blog Epopeia Europeia Parte 1 e Epopeia Europeia Parte 2

E você leitor, tem alguma boa dica de viagem ou de locais e programas na cidade onde mora? Escreva para [email protected] e mande sua sugestão para avaliação com telefones para contato. Uma vez por mês, a Dica é do viajante!

Atualizado em 6 Set 2011.