Guia da Semana

Os dias de festa, infelizmente, chegaram ao fim e, como ninguém éde ferro, é bem provável que você tenha exagerado um pouquinho na bebida e quetenha deixado a alimentação saudável fora da programação do feriado. Os pésainda estão no ritmo da batucada, mas e o seu organismo?

Chegou a hora de desintoxicar o corpinho e garantir uma ótima digestão. Paraequilibrar o organismo, entram em cena as folhas, os peixes e frutos do mar,grelhados de legumes e carnes magras, além de acompanhamentos e molhos menoscremosos, elaborados à base de frutas, iogurtes, coalhada seca ou azeite,assim como grãos e cereais. Vale incluir frutas in natura, como manga e maçãverde, ou as secas, como damasco, e passas para incrementar as refeições.

A água é uma aliada importante nesses dias pós-folia. A ingestão de 1,5 a doislitros por dia garante a hidratação do organismo e a desintoxicação, já que elatransporta os resíduos do nosso corpo. Os sucos também merecem um espaçoimportante na dieta. Aqueles feitos com frutas ricas em vitamina C ajudam amelhorar a energia mental e o vigor físico. Quando adicionamos clorofila,ajudamos na ativação da circulação sanguínea e na disposição diária. E aágua de coco, além de ter muitos nutrientes e ser livre de gorduras, tem altopoder rehidratante.

Uma alimentação rica em fibras, encontradas no pão integral, aveia, frutas eavelã, contribui para regular a função intestinal e, assim, a eliminar astoxinas. Tente trocar o café pelo chá verde, ele pode ajudar a diminuir astaxas de colesterol ruim e também a eliminar algumas gordurinhas. Essas são asminhas dicas para que você possa, logo, logo, ficar pronto para outra, commuita disposição e saúde!

Fotos: Getty Images

Atualizado em 6 Set 2011.