Guia da Semana

"Ah, que bom você chegou/ Bem-vindo a Salvador/ Coração do Brasil", é quase inevitável não sair correndo atrás do trio elétrico ao escutar essa canção de Nizan Guanães, interpretada por vários artistas baianos, como Jammil e Uma Noites, Asa de Águia e Banda Eva. No entanto, antes de cair na folia é preciso ter alguns cuidados necessários para curtir o carnaval com muito pique, alegria, de maneira saudável e, principalmente, com segurança. Confira!

Organização

- Adquira seus abadás e camarotes com antecedência atrvés dos meios oficiais.
- Se sua opção é a pipoca do bloco, vá com a paciência preparada, pois tumulto e falta de espaço são ingredientes básicos no local.
- Procure escolher hotéis ou pousadas que fiquem no final do circuito em que passará a maioria dos blocos que escolheu, para evitar utilizar muito táxi ou caminhar por trajetos obscuros.
- Se for viajar com crianças, coloque sempre pulseiras de identificação com os dados dos pequenos. Essas pulseiras podem ser encontradas nos postos dos Juizados de Menores.

Segurança

- A maioria dos estabelecimentos comerciais prefere o pagamento em cartão de crédito. As bandeiras que costumam ser aceitas são Visa, MasterCard, American Express e Diners.
- Evite usar cheques, pois normalmente eles não serão aceitos.
- Para a folia, leve a quantia de dinheiro necessária para manter-se naquele dia, sem excessos.
- Divida as notas de dinheiro em valores menores e lugares diferentes, como a carteira, bolsos e meias.
- Não troque dinheiro com pessoas desconhecidas. Faça isso apenas em casas de câmbio ou bancos autorizados.
- Procure levar apenas um documento com foto e a carteira do plano de saúde, se tiver.
- Caso perca algum documento ou ele seja extraviado, procure o posto mais próximo da Polícia Federal ou da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).
- Se encontrar crianças perdidas, leve-os até um policial ou a sede do Juizado de Menores.
- Não ande com objetos de valor, como câmeras fotográficas ou de filmagem, assim como celulares, de maneira visível.
- Para ter segurança quando estiver indo para os circuitos oficiais do carnaval, opte pelas ruas do Caminho da Folia que são vias mais iluminadas e com policiamento.
- Evite andar por becos ou ruas desertas da cidade, principalmente durante a noite.

Alimentação

- Consuma muito líquido, principalmente água.
- Não compre bebidas com latas amassadas ou garrafas de água com o lacre violado, pois elas podem não estar em condições de consumo.
- Alimente-se de maneira saudável e evite comidas muito pesadas - como acarajé, abará e vatapá, que são pratos típicos baianos - principalmente antes de cair na folia.
- Prefira consumir água mineral engarrafada ou em copos. Evite ingeri-la diretamente da torneira.

Vestimentas

- Coloque na mala roupas com tecidos leves e confortáveis. No entanto, se desejar visitar as inúmeras igrejas da cidade, é necessário usar roupas mais formais.
- Há alguns restaurantes ou estabelecimentos comerciais que não permitem a entrada de pessoas sem camisa. Assim, restrinja o estilo apenas para os bares da orla da praia ou para seguir atrás do trio elétrico.
- Fazer a customização do abadá já é quase uma regra para participar do carnaval de Salvador. Se não possui dotes para isso, é possível encontrar uma costureira local para fazer o serviço, através de anúncios espalhados por toda a parte da cidade.
- Os sapatos precisam ser confortáveis, pois se não estiver pulando carnaval, estará andando por algumas das ladeiras da cidade.
- Para evitar levar excesso de bagagem, procure combinar as roupas que vai usar com sapatos e acessórios.
- Não se esqueça de levar óculos de sol, boné e protetor solar.

Foto: Paulo Macedo

Atualizado em 6 Set 2011.