Corpo
Antes
Se o seu objetivo de ter chegar com o corpo da Sabrina Sato não deu certo nesse verão, não se desespere. A coisa mais acertada a fazer na academia é deixar os alteres e aparelhos de lado e partir para o treinamento que garanta mais pique durante a maratona carnavalesca. "A melhor pedida é mesclar exercícios aeróbios de intensidade moderada e longa duração com exercícios de fortalecimento e alongamento para os membros inferiores", aponta Jairo Diogenes, coordenador técnico do Centro de Bem-Estar Levitas.
Durante
Essa combinação garante às folias fôlego, resistência muscular e evita sobrecarga nas articulações e nos tendões. Jairo ainda recomenda a caminhada, corrida e bicicleta (indoor/outdoor), que fortalecem o sistema cardio-respiratório e preparam o corpo para bailes e avenidas.
Se o samba foi intenso no dia anterior, dê um descanso para seu corpo e faça apenas exercícios leves, como caminhada, para promover a remoção de lactato dos músculos exigidos durante as festas, além de alongamento para evitar lesões e câimbras - comuns, devido ao esforço repetitivo da folia.
Treino instantâneo

Durante a folia, evite alimentos gordurosos, frituras e salgadinhos
Marcou aquela festa e quer dar um up nas pernas e bumbum? A Personal Fitness Bianca Bertotti dá uma dica rápida e eficiente. "Faça agachamento contraindo bem o glúteo, o quadríceps e o posterior, empurre a subida com o calcanhar, soltando o ar (expire na subida, contraindo o abdômen), faça a descida abaixando bem o glúteo e não tanto as costas".
Não esqueça |
- A combinação de exercícios leves + alongamento é a mais aconselhada para aliviar o cansaço muscular; - A escolha dos calçados confortáveis é ideal para não torcer os pés, não forçar tanto os membros inferiores e auxiliar na postura; - O alongamento é uma das melhores opções para evitar lesões. Os recomendados são os estáticos, pois possibilitam o maior controle e percepção dos limites do corpo, além de poderem ser feitos em casa. |
Alimentação
"O importante é não deixar de repor essa energia consumindo em todas as refeições, alimentos ricos em carboidratos como: arroz, macarrão, batata, pão, cereais e outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade", explica Rosana Perim, Gerente de Nutrição do HCor.
Os acompanhamentos devem conter baixo teor de gordura, e os molhos das massas e os recheios dos pães devem ser leves. As carnes brancas e magras são mais fáceis de serem digeridas, enquanto as frutas, verduras e legumes deixam você em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais. Na dúvida, fuja dos snacks, amendoins, salames e opte pela barrinha de cereal.
Bebidas

Intercale bebidas alcoólicas com água ou sucos naturais
Com a transpiração, o corpo perde muita água no organismo. Para se hidratar corretamente, beba de dois a três litros de água diariamente - que podem ser intercalados ou substituídos por sucos de frutas. Para repor os sais minerais perdidos durante as atividades físicas, os isotônicos e a água de coco são indicados, pois agem de maneira rápida e servem para antes, durante e depois da folia.
Evite os refrigerantes, pois, além de conterem muito açúcar, não repõem repor os sais minerais perdidos durante a folia.
Álcool
Como as bebidas alcoólicas são hipercalóricas e podem desidratar, elas devem ser consumidas com moderação, revezando com água e nunca com o estômago vazio, para evitar a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue que causa tontura, visão turva e mal-estar).
Se a ressaca foi inevitável, no dia seguinte a preocupação com a hidratação dever ser dobrada. Inclua no cardápio frutas, iogurte desnatado com granola e sanduíches leves. Nessas horas, o açaí é uma boa pedida, pois é um alimento rico em proteínas, além de ser refrescante.
*Fotos: Getty Images
Atualizado em 6 Set 2011.