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Por Redação Guia da Semana

Dicas para a preparação do folião

Durante o carnaval é preciso ter cuidados especiais com o corpo e com a alimentação para não acabar com a festa de maneira inesperada.

Para pular todos os dias de folia, seja na praia, na rua, atrás do trio elétrico, onde quer que você esteja, não basta se preocupar apenas em aprender os passos da rainha de bateria, nem investir só na personalização de seu abadá. O excesso de calor, a má alimentação e a desidratação podem acabar com sua alegria antes mesmo da terça-feira de carnaval. Para evitar que isso aconteça, reunimos algumas dicas para você cuidar do corpo, da alimentação e arrasar na avenida.

Corpo

Antes

Se o seu objetivo de ter chegar com o corpo da Sabrina Sato não deu certo nesse verão, não se desespere. A coisa mais acertada a fazer na academia é deixar os alteres e aparelhos de lado e partir para o treinamento que garanta mais pique durante a maratona carnavalesca. "A melhor pedida é mesclar exercícios aeróbios de intensidade moderada e longa duração com exercícios de fortalecimento e alongamento para os membros inferiores", aponta Jairo Diogenes, coordenador técnico do Centro de Bem-Estar Levitas.

Durante

Essa combinação garante às folias fôlego, resistência muscular e evita sobrecarga nas articulações e nos tendões. Jairo ainda recomenda a caminhada, corrida e bicicleta (indoor/outdoor), que fortalecem o sistema cardio-respiratório e preparam o corpo para bailes e avenidas.

Se o samba foi intenso no dia anterior, dê um descanso para seu corpo e faça apenas exercícios leves, como caminhada, para promover a remoção de lactato dos músculos exigidos durante as festas, além de alongamento para evitar lesões e câimbras - comuns, devido ao esforço repetitivo da folia.

Treino instantâneo


Durante a folia, evite alimentos gordurosos, frituras e salgadinhos

Marcou aquela festa e quer dar um up nas pernas e bumbum? A Personal Fitness Bianca Bertotti dá uma dica rápida e eficiente. "Faça agachamento contraindo bem o glúteo, o quadríceps e o posterior, empurre a subida com o calcanhar, soltando o ar (expire na subida, contraindo o abdômen), faça a descida abaixando bem o glúteo e não tanto as costas".

 Não esqueça
 - A combinação de exercícios leves + alongamento é a mais aconselhada para aliviar o cansaço muscular;
- A escolha dos calçados confortáveis é ideal para não torcer os pés, não forçar tanto os membros inferiores e auxiliar na postura;
- O alongamento é uma das melhores opções para evitar lesões. Os recomendados são os estáticos, pois possibilitam o maior controle e percepção dos limites do corpo, além de poderem ser feitos em casa.

Alimentação

"O importante é não deixar de repor essa energia consumindo em todas as refeições, alimentos ricos em carboidratos como: arroz, macarrão, batata, pão, cereais e outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade", explica Rosana Perim, Gerente de Nutrição do HCor.

Os acompanhamentos devem conter baixo teor de gordura, e os molhos das massas e os recheios dos pães devem ser leves. As carnes brancas e magras são mais fáceis de serem digeridas, enquanto as frutas, verduras e legumes deixam você em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais. Na dúvida, fuja dos snacks, amendoins, salames e opte pela barrinha de cereal.

Bebidas


Intercale bebidas alcoólicas com água ou sucos naturais

Com a transpiração, o corpo perde muita água no organismo. Para se hidratar corretamente, beba de dois a três litros de água diariamente - que podem ser intercalados ou substituídos por sucos de frutas. Para repor os sais minerais perdidos durante as atividades físicas, os isotônicos e a água de coco são indicados, pois agem de maneira rápida e servem para antes, durante e depois da folia.

Evite os refrigerantes, pois, além de conterem muito açúcar, não repõem repor os sais minerais perdidos durante a folia. 

Álcool

Como as bebidas alcoólicas são hipercalóricas e podem desidratar, elas devem ser consumidas com moderação, revezando com água e nunca com o estômago vazio, para evitar a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue que causa tontura, visão turva e mal-estar).

Se a ressaca foi inevitável, no dia seguinte a preocupação com a hidratação dever ser dobrada. Inclua no cardápio frutas, iogurte desnatado com granola e sanduíches leves. Nessas horas, o açaí é uma boa pedida, pois é um alimento rico em proteínas, além de ser refrescante.

*Fotos: Getty Images


Atualizado em 6 Set 2011.

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