Guia da Semana

Comprar passagens aéreas baratas é um sonho de consumo de muitos viajantes e que pode ser realidade, basta saber algumas dicas e truques. A verdade é que conseguir um preço bom pode ser mais trabalhoso do que uma compra rápida, já que exige uma certa paciência e pesquisa, mas a economia faz valer a pena qualquer esforço.

Com a ajuda do Kayak, o Guia da Semana listou 8 dicas úteis para quem quer comprar passagens aéreas mais baratas. Confira abaixo:

1) PLANEJAMENTO É TUDO


Foto: Shutterstock

Já precisou comprar uma passagem de última hora? Se a resposta for positiva, então provavelmente você sabe que os preços tendem a ser muito maiores nessas ocasiões. Isso porque já faz tempo que as companhias aéreas perceberam que uma parte dos clientes tende a marcar reuniões de última hora, gerando uma menor flexibilidade para voar. Dessa forma, abriu uma brecha para que os viajantes mais preparados [e que se planejam com mais antecedência] possam comprar passagens com dias ou meses antes da viagem a preços menores.

2) USE UMA FERRAMENTA DE PREÇOS

Ao invés de abrir uma infinidade de janelas para pesquisar os melhores preços de passagens, que tal abrir um único site que possa fazer a comparação de preços e datas para você? O Kayak compara centenas de companhias aéreas por meio de diversos de sites de viagem e exibe os preços com tudo incluso, ou seja, sem surpresas na hora de pagar.

3) FLEXIBILIDADE NAS DATAS


Foto: Reprodução/Kayak (Picframe)

Planeje sua viagem com certa flexibilidade nas datas. Ou seja, antes de reservar o hotel, por exemplo, veja quais dias os preços de passagens vão estar mais baratos. O Kayak tem uma ferramenta que mostra quais dias as tarifas estão menores. A flexibilidade de viajar em outros dias pode resultar em tarifas consideravelmente menores.

4) FUJA DAS ALTAS TEMPORADAS

Não tem muito como fugir da lei básica do mercado: maior a procura, maior o preço. Por isso, a dica é evitar viagens nas altas temporadas. Porém, quando isso não for possível, a dica é optar por embarques em dias da semana. Se você não viajar quando todo mundo viaja, além de preços mais baixos, você ainda encontrará lugares mais vazio.

5) OPTE POR UM AEROPORTO ALTERNATIVO


Foto: Shutterstock

Você sabia que diversas companhias aéreas viajam para aeroportos alternativos e que isso faz com que os preços das passagens sejam mais acessíveis? Isso porque as companhias conseguem economizar em taxas de embarque. Se você está planejando viajar pela Europa, é especialmente interessante ficar de olho nisso, já que as companhias low-cost tendem a operar de/para aeroportos menores.

6) MILHAS SALVAM QUALQUER ORÇAMENTO

Essa é uma dica que parece óbvia, mas nem todo sabe o quanto se pode tirar vantagem dos pontos acumulados em cartões de crédito e de fidelidade depois de alguns meses. Os pontos são sempre úteis para aquele upgrade grátis. Além disso, é mais conta usar as milhas em um voo de longa distância do que dividir em vários trechos curtos.

7) CRIE ALERTA PARA OS PREÇOS


Foto: Reprodução/Kayak (PicFrame)

Existe uma maneira melhor para monitorar os preços de passagens sem precisar ficar repetindo a mesma busca todo dia. Existe um sistema de Alerta de Preços que envia notificações para o seu e-mail assim que o preço da sua passagem aérea favorita abaixar.

8) VOOS EM HORÁRIOS ALTERNATIVOS

Um dos segredos para conseguir passagens aéreas baratas é voar em horários que os outros geralmente não querem voar. Esses horários variam conforme as rotas, claro, mas voos bem cedo pela manhã ou tarde da noite costumam ser menos populares entre a maioria dos viajantes.

Por Redação Guia da Semana

Atualizado em 1 Jul 2019.