Guia da Semana

O carnaval está batendo na porta e você não vê a hora de entrar na avenida? Caso a intenção seja não fazer feio na melhor festa do ano, saiba que a sua preocupação tem que ir muito além do copo cheio e do samba no pé. Prevenir aquela indesejável ressaca, não cair de sono enquanto o trio elétrico passa e evitar aquela bendita dor muscular são itens fundamentais para curtir os quatro dias numa boa. Confira as dicas que os especialistas dão para pular todos os dias com moderação.

Corpo

Antes

Se você não conseguiu chegar ao seu objetivo de malhação ideal até aqui, a coisa mais acertada a fazer é deixar as barras e alteres de lado e partir para o treinamento que garanta mais pique durante a maratona carnavalesca. "A melhor pedida é mesclar exercícios aeróbios de intensidade moderada e longa duração com exercícios de fortalecimento e alongamento para os membros inferiores", aponta Jairo Diogenes, coordenador técnico do Centro de Bem-Estar Levitas.

Durante

Essa combinação garante aos foliões fôlego, resistência muscular e evita sobrecarga nas articulações e nos tendões. Jairo ainda recomenda a caminhada, corrida e bicicleta (indoor/outdoor), pois fortalecem o sistema cardio-respiratório e preparam o esqueleto para bailes e avenidas.

Se pegou pesado no dia anterior, faça apenas exercícios leves, como caminhada, para promover a remoção de lactato dos músculos exigidos durante as festas e alongamento para evitar lesões e câimbras comuns, decorrentes do esforço repetitivo da folia.

Treino instantâneo


Fazer exercícios físicos pouco antes daquela festa pode ajudar na hora da conquista

Marcou aquela balada e quer dar uma melhorada no visual? A Personal Fitness Bianca Bertotti dá uma dica rápida e eficiente. "Antes de sair faça algumas flexões de braços, pode ser 4x12, para inchar um pouco o peitoral, aproveite e faça um pouco de bíceps, rosca direta, mesmo se você não tiver pesos, contraia somente a musculatura tanto na subida como na descida, faça 4x15".

Não esqueça
- A combinação de exercícios leves + alongamento é a mais aconselhada para aliviar o cansaço muscular;
- A escolha dos calçados confortáveis é ideal para não torcer os pés não forçar tanto os membros inferiores e auxiliar na postura;
- O alongamento é uma das melhores opções para evitar lesões. Os recomendados são os estáticos, pois possibilitam o maior controlem e percepção dos limites do corpo, além de poder ser feito em casa.

Alimentação

"O importante é não deixar de repor essa energia consumindo em todas as refeições, alimentos ricos em carboidratos como: arroz, macarrão, batata, pão, cereais e outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer a energia para curtir todos os dias, dando maior sensação de saciedade", explica a Gerente de Nutrição do HCor, Rosana Perim.

Os acompanhamentos devem conter baixo teor de gordura, e os molhos das massas e os recheios dos pães devem ser leves. As carnes brancas e magras são mais fáceis de serem digeridas, enquanto as frutas, verduras e legumes deixam você em dia com a ingestão de vitaminas e sais minerais. Na dúvida, fuja dos snacks, amendoins, salames e opte pela barrinha de cereal.

Bebidas


Acordou com ressaca? Faça uma alimentação balanceada, natural e redobre os cuidados com a hidratação

Com a transpiração, o corpo perde muita água no organismo. Para se hidratar corretamente, beba de dois a três litros de água diariamente - que podem ser intercalados ou substituídos por sucos de frutas. Para repor os sais minerais perdidos durante as atividades físicas, os isotônicos e a água de coco são indicados, pois agem de maneira rápida e servem para antes, durante e depois da folia.

Evite os refrigerantes, pois, além de conterem muito açúcar, não podem repor os sais minerais perdidos durante a curtição.

Álcool

Como as bebidas alcoólicas são hipercalóricas e podem desidratar, elas devem ser consumidas com moderação, revezando com água e nunca com o estômago vazio, para evitar a hipoglicemia (diminuição do açúcar no sangue que causa tontura, visão turva e mal-estar).

Se a ressaca foi inevitável, no dia seguinte a preocupação com a hidratação dever ser dobrada. Inclua no cardápio frutas, iogurte desnatado com granola e sanduíches leves. Nessas horas, o açaí é uma boa pedida, pois é um alimento rico em proteínas, além de ser refrescante.


*Fotos: Getty Images

Atualizado em 23 Jan 2012.