Guia da Semana

Cenário de diversos filmes e palco de infinitas histórias, os parques de diversões atraem pessoas de todas as idades, seja em busca de entretenimento ou de sensações de tirar o fôlego e alterar a respiração. De Santa Catarina ao Ceará, não faltam opções para quem quer passar horas entre apuros e boas risadas. Assim, o Guia da Semana listou os melhores parques de diversão espalhados pelo país.

Playcenter

Foto: Divulgação

Inaugurado em julho de 1973, o Playcenter é o centro de diversões mais tradicional do Brasil. Localizado em São Paulo, o espaço foi fundado com base nos parques das grandes cidades estadunidenses e das capitais européias. Entre os seus brinquedos estão a montanha-russa Boomerang, que tem um looping e dois meios-looping, o Cataclisma, o Double Shock e o Evolution. Além dos brinquedos, as Noites do Terror, que estão entre os maiores eventos temáticos da América Latina, atraem diversos visitantes ao local.

Endereço: Rua José Gomes Falcão, 20, Barra Funda, São Paulo, SP
Funcionamento: Quarta a domingo e feriados, das 11h às 19h.
Mais informações: (11) 2244-7529.
Site: www.playcenter.com.br.

Hopi Hari

Foto: Wikipedia

No idioma fictício hopês, Hopi Hari significa 'Muito Riso e Alegria'. A frase sintetiza o clima que o um dos maiores parques de diversões latino-americanos quer proporcionar aos seus visitantes. O local é um país fictício, que conta com presidente, capital e, como já foi mencionado, idioma. Localizado em Vinhedo, no interior paulista, o Hopi Hari abriu as portas em 1999 com base no parque Paramount King´s Island, que fica em Cincinatti, nos EUA. Ao todo, o local conta com atrações como o Theatro di Kaminda, que comporta 847 pessoas, a montanha-russa Montezum, que atinge 103 km/h, e a La Mina del Joe Sacramento, que simula uma mina abandonada.

Endereço: Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Vinhedo, SP.
Funcionamento: Quarta a domingo e feriados, das 10h às 20h.
Mais informações: (19) 3387-2762.
Site: www.hopihari.com.br.

Wet´n Wild

Foto: Wikipedia

Localizado em Itupeva, no interior de São Paulo, o Wet´n Wild é um dos maiores parques aquáticos do Brasil. Com 7 milhões de litros d´água distribuídos por cerca de 160 mil quilômetros quadrados, o Wet´n Wild tem estrutura para receber até 7 mil pessoas por dia. Entre as atrações do parque estão os toboáguas Bubba Tub, no qual os visitantes descem 15 metros em uma bóia para duas pessoas, o Kamikaze, que tem 18 metros de altura e 70° de inclinação, e o Lazy River, rio artificial de 320 metros onde as pessoas podem se deixar levar pela correnteza com ou sem bóia.

Endereço: Rodovia dos Bandeirantes, km 72, Vinhedo, SP.
Funcionamento: Segundaa sexta, das 10h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h30 (os horários podem variar de acordo com a época do ano).
Mais informações: (11) 4412-5454.
Site: www.wetnwild.com.br.

Beach Park

Foto: Wikipedia

Um dos locais que serviram de locação para as filmagens do longa-metragem O Noviço Rebelde, estrelado por Renato Aragão, o Beach Park fica em Aquiraz, a 16 km de Fortaleza, no Ceará. Pioneiro entre os parques aquáticos da América Latina, o estabelecimento ocupa uma área de 30 quilômetros quadrados e já conquistou o prêmio de Melhor Parque do País e Melhor Parque Temático. O Beach Park faz parte de um complexo turístico que, além dele, conta com praia e resort, por onde circulam mais de 700 mil pessoas por ano.

Endereço: Ponta das Dunas, Aquiraz, CE.
Funcionamento: Diariamente, das 11h às 17h.
Mais informações: (85) 4012-3000.
Site: www.beachpark.com.br.

Mirabilandia

Foto: Divulgação

Único parque de diversões fixo de Pernambuco, o Mirabilandia Park ocupa uma área de 57,2 quilômetros quadrados em Olinda, região metropolitana de Recife. Com 33 atrações divididas nas categorias aterrorizante, radical, infantil e familiar, o parque tem áreas temáticas como a Fazendinha Mirabilandia, os Jardins e o Rio das Pedras, que têm o intuito de colaborar para a consciência ecológica e o respeito à natureza. Além disso, anualmente o estabelecimento realiza o evento temático Hora do Terror, que acontece entre outubro e novembro. Entre os brinquedos do Mirabilandia estão a montanha-russa Super Tornado, o Mixer, o Twist e o Jumbotto.

Endereço: Avenida Agamenon Magalhães, s/n°, Olinda, PE.
Funcionamento: Diariamente, das 15h às 21h (os horários podem variar de acordo com a época do ano).
Mais informações: (81) 3207-8000.
Site: www.mirabilandia.com.br.

Beto Carrero

Foto: Wikipedia

Construído no município de Penha, em Santa Catarina, a cerca de 35 quilômetros de Camboriú, o Beto Carrero World abriu as portas em 1991. Com cerca de cem atrações para todas as idades, o parque está entre os maiores e mais bem equipados do país. O estabelecimento conta com zoológico habitado por centenas de animais, diversos brinquedos e sete opções de espetáculos - inclusive o Acqua, que simula um naufrágio. Entre as opções para quem quer se divertir por lá estão o Castelo das Nações, o Cine Mademotion, o Palácio dos Sorvetes e o Baby Elefante.

Endereço: Rua Inácio Francisco de Souza, 1597, Penha, SC.
Funcionamento: Diariamente, das 11h às 18h (os horários podem variar de acordo com a época do ano).
Mais informações: (47) 3261-2222.
Site: www.betocarrero.com.br.

Terra Encantada

Foto: Wikipedia

Localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Terra Encantada tem uma estrutura pautada pela segurança e pelo conforto de seus visitantes. Os detectores de metais na entrada e os bancos, fraldários e bebedouros espalhados pelo parque atestam essas preocupações. Com atrações como a montanha-russa Monte Makaya, que tem oito inversões e uma descida de 37 metros de altura, o Portal das Trevas e o Tornado, o estabelecimento ainda possui um lago que, por si só, ocupa 17 quilômetros quadrados de seu terreno.

Endereço: Avenida Ayrton Senna, 2800, Rio de Janeiro, RJ.
Funcionamento: Quinta a domingo, das 14h às 21h (os horários podem variar de acordo com a época do ano).
Mais informações: (21) 2421-9444.
Site: www.terraencantada.com.br.

Nicolândia

Foto: Divulgação

Com mais de três décadas de existência, o Nicolândia Center Park é a maior referência entre os parques de diversões do centro-oeste brasileiro. Com 40 atrações para todas as idades, o Nicolândia ocupa uma área de 20 mil metros quadrados em Brasília. Recentemente, o parque deu início a um processo de modernização que redesenhará toda a sua estrutura. Entre as atrações do Nicolândia destacam-se o Ranger, o Tapete Mágico e a montanha russa Colossus´s Loop, que chega a 70 km/h.

Endereço: Parque da Cidade, 12, Brasília, DF.
Funcionamento: Terça a Sexta das 14h às 21h; sábado, domingo e feriados, das 10h às 21h.
Mais informações: (61) 3321-5330.
Site: www.nicolandiacenterpark.com.br.




Atualizado em 1 Dez 2011.