Guia da Semana

Foto: Arquivo Pessoal

Planejar férias sempre é uma loucura. Escolher o destino, juntar o dinheiro, achar uma boa agência, encontrar um local para dormir e ler livros e guias sobre o lugar. Foram esses os passos que segui para concluir o tão sonhado desejo de viajar.

No começo de 2009, resolvi embarcar para os Estados Unidos. Claro que não fui exceção e deixei tudo para última hora. Sou obrigada a confessar que a vida de jornalista não permite que eu reserve muito tempo para os assuntos pessoais. Mas, se pudesse voltar no tempo, teria poupado nervoso e economizado minhas energias com coisas simples. Uma delas é o passaporte.

O primeiro passo é acessar o site da Polícia Federal ( www.dpf.gov.br). Lá você encontra todas as informações necessárias. Basta clicar no link "Informações gerais e requerimento de passaporte". Em seguida selecione a localidade. Leia as informações e clique em "emissão do passaporte". Preencha o formulário com seus dados e ao final digite o código de segurança. Três botões serão exibidos. Clique em "gerar protocolo", depois "gerar GRU" e finalmente em "fechar".

Não importa se você já tem ou não o documento. "Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados". São eles: Carteira de Identidade (com algumas variantes), CPF, Título de Eleitor e comprovantes de que votou nas últimas eleições. Na falta daqueles minúsculos papéis que comprovam que você fez uso da urna eletrônica, declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com suas obrigações ou justificativa eleitoral (é só acessar o site da JE ou pegar uma via no Poupatempo, de graça!). Quando houver, válido ou não, é necessário levar o passaporte anterior. A não apresentação deste, por qualquer motivo, implica em pagamento da taxa em dobro. Para os homens é obrigatório também levar um documento que comprove quitação com o serviço militar.

Depois de separar todos os documentos, solicitei a emissão do passaporte. Como solicitar significa pagar, desembolsei R$ 156,07. Após pesquisar sobre o assunto, a opção - em termos de agilidade - foi fazer o documento na própria Polícia Federal. Porém, em alguns shoppings da cidade é possível realizar o procedimento. O próximo passo foi acessar o site para realizar o agendamento. Tudo muito prático e didático. Tinha muitas opções de dias e horários. Marquei para uma quinta, às 11h.

Para minha alegria e surpresa o atendimento foi muito bom. Afinal, Polícia Federal é Polícia Federal. Todos te tratam muito bem, são simpáticos e solícitos. Cheguei ao local às 10h50. Fui atendida às 10h55. Não estou exagerando! Em 10 minutos fiz tudo! A foto você tira lá mesmo. Não é preciso pagar nenhuma taxa extra para isso. E detalhe: a moça que me atendeu até me deixou tirar uma segunda foto (a primeira ficou péssima). Para minha sorte, são necessários apenas cinco dias úteis para retirar o passaporte azul. É menor, mais bonito e mais seguro que o antigo. Amei!

Segundo uma matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, o novo passaporte comum padrão ICAO, cor azul, foi implantado em algumas cidades brasileiras. As demais unidades do DPF continuam expedindo o passaporte modelo antigo (padrão não-ICAO, cor verde). O titular do passaporte comum padrão não-ICAO, cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento indicada na caderneta.

Vale lembrar que fiz tudo isso em março. Tenho certeza de que, com a chegada do final de ano, a dificuldade é maior. Em algumas unidades da PF não é necessário fazer o agendamento prévio. Consulte antes as exigências de cada local. Caso haja dúvidas sobre o preenchimento dos seus dados, ligue para 0800-9782336 ou entre em contato pelo e-mail [email protected].

Boa viagem!

Quem é a colunista: Jornalista, ariana com ascendente em leão. Meio caipira, meio urbana. Gosta de branco, de cavalo, de tulipa e de um bom livro.

O que faz: Observa tudo, para escrever depois. E fotografa, claro!.

Pecado Gastronômico: Sorvete de chocolate branco com calda de chocolate quente.

Melhor Lugar do Mundo: Ainda não encontrei...

Fale com ela: mari mailto:[email protected] ou acesse seu blog.

Atualizado em 6 Set 2011.