Guia da Semana

O nascimento e o desabrochar das flores marcam o início da estação
Foto:Morguefile


"Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul..." Assim, como muitos amantes da época, a escritora Cecília Meireles em Obra em Prosa - Volume 1 - já expressava sua admiração pelo cenário típico caracterizado pelo reflorescimento da flora e fauna terrestres, que acontece entre 23 de setembro e 21 de dezembro.

Homenageada também com quadro do pintor italiano Sandro Botticelli e, entre outras, destaque da ópera As Quatro Estações, de Antônio Vivaldi, a primavera é considerada a estação mais bonita do ano, apresentando temperatura estável e com clima ameno -, propício para todo tipo de passeio.

Pensando nisso, o Guia da Semana selecionou alguns roteiros turísticos e culturais para a data. Confira abaixo a programação e aproveite!

Viver a viver a primavera/ Esta primavera explode em flor!/ Que a sábia natureza reverbera/ Para todo o ambiente em cor!
"A Primavera" - Sônia Maia

Campos do Jordão (SP)

A cidade de Campos do Jordão oferece atrações que vão desde festivais de músicas até passeios ecológicos. Localizada uma área verde de mais de oito mil hectares, o local oferece museu ao ar livre, passeios de trem pela Serra da Mantiqueira, Horto Florestal - com 83 mil hectares de natureza e paisagens. A arquitetura diferenciada e a beleza das ruas são convites para passeios e fotos. Entre muitas outras atividades, também estão os passeios de bike, trecking, rapel, off-road e arvorismo. Confira!

Holambra (SP)

Não é por acaso que a cidade de Holambra, nome originado da junção das palavras Holanda, América e Brasil, é considerada referência nacional no cultivo de flores e plantas ornamentais.
Localizada no interior de São Paulo, a cidade é responsável por 40% da produção brasileira destes produtos e 80% de suas exportações. Caracterizada pela presença da cultura holandesa, Holambra atrai milhares de turísticas o ano todo e é
sede da Expoflora.
Para saber sobre os demais atrativos da cidade clique aqui!

Dentro duma noite tão igual às outras/ Findando ou iniciando um dia/ sementes dormiam e acordavam flores!
"Flores Viajantes" - Olga Matos

Itaimbezinho (RS)

Localizado dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra - na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Cabará do Sul -, o Itaimbezinho é considerado o maior cânion da América do Sul. Com aproximadamente 6 km de extensão e 720 metros de altura, o local é o paraíso natural, coberto por uma vegetação baixa de pinheiros nativos e muito verde. Dele, despenca a conhecida e bela Cachoeira Véu de Noiva. A região de Aparados da Serra abriga uma das paisagens mais fascinantes e misteriosas do País, com 250 km de paredões verticais - com até 720 metros de profundidade -, além de cavernas e enormes rochedos.

Jalapão (TO)

Em 34 mil quilômetros quadrados de ecossistema, o Jalapão -, localizado no na região centro-oeste do Estado do Tocantins - é a principal atração da região, que engloba áreas dos municípios de Ponte Alta, Mateiros e São Félix do Araguaia. Caracterizado por água subterrânea, rios, serras e solo arenoso, o lugar também é uma das principais belezas naturais do Brasil. Para quem quer aproveitar o melhor do ecoturismo, as principais atividades são as dunas, próximo à cidade de Mateiros, bem como as cachoeiras (Formiga e Velha, em Mateiros, e Lajeado, em Ponte Alta). Veja mais!

Bom dia, primavera!/ Sai o sol, cumprimenta a terra/ Canta o lindo pássaro num galho do pessegueiro
"A Primavera do Amor" - Mifori

Jardim Botânico (SP)

Com 360 mil metros quadrados de área verde, o Jardim Botânico é referência para quem busca tranqüilidade e um bom lugar para se exercitar ao ar livre.
Sem o barulho da metrópole, o local transmite a sensação de paz, serenidade e relaxamento. Jardins planejados com plantas ornamentais e flores exóticas, além dos animais que vivem soltam por lá, dão um toque especial ao cenário.

Monte Verde (MG)

A 160 km da cidade de São Paulo e a 508 km de Belo Horizonte, o acesso a região de Monte Verde é feito por Camanducaia (MG). Rica em paisagens naturais e variedade de atrações, há quem diga que a cidade lembre, em muito, Campos do Jordão - em época de inverno, porém, o clima gelado é mais ameno.
Entre os passeios mais conhecidos de Monte Verde estão as caminhadas até as montanhas, Mirante, Chapéu do Bispo, Pedra Redonda, Pedra Partida e Pico Selado. Conheça!

Nova Petrópolis (RS)

"Uma casa que não tem flor não tem alegria", já dizia um ditado alemão que, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, foi levado à risca e com todas as cores. Conhecida como a cidade das Azaléias, a região é caracterizada pela forte presença e o bom cuidado com as flores e plantas que enfeitam desde os parques até as casas e jardins de lá. Durante o inverno, os visitantes podem apreciar as plantas típicas da estação e, no verão, o belo e forte azul das hortênsias. Um dado interessante é que, em Nova Petrópolis, há todo um trabalho para o embelezamento da cidade. As pessoas se educaram para não destruírem as flores -, o que marca importante particularidade do município

Das flores, suaves perfumes exalam/ Mescla no ar - amor e melodia/ E tudo se confunde... num misto de euforia
"A Primavera do Amor" - Mifori

Parque Ecológico das Abelhas (SP)

Entre suas atividades, o Parque Ecológico das Abelhas oferece a brincadeira de observar uma colméia gigante e conhecer de perto o trabalho dos apicultores. Com 150 mil metros de Mata Atlântica, um passeio pela área verde preservada mostra o Museu de Apicultura e uma abelha gigante com 18 metros de comprimento e três de altura - o que possibilita a entrada para que os visitantes conheçam a anatomia do inseto. Brincadeiras, atividades, chapéus de abelhas, prêmios e uma cama elástica estilizada animam ainda mais o dia dos que passam por lá.
Saiba mais!

Parque Estadual da Serra da Cantareira (SP)

Caracterizado por bosques e muito verde, o local oferece muita natureza para quem busca ar puro. Localizado na Zona Norte de São Paulo, o parque é uma pequena parte da Mata Atlântica com uma área de 8 mil alqueires - o equivalente a 8 mil campos de futebol. Possui diversas espécies da fauna e flora brasileira com quatro núcleos abertos para visitação: a Pedra Grande, Engordador, Cabuçu e Águas Claras, com várias trilhas a serem seguidas. Conheça!

Veja onde comprar flores e plantas ornamentais

Mercado de Flores da Cidade de São Paulo
Cooperativa Agrícola de Flores de São Paulo
Ceagesp (+ sobre o local)
Tatuapé Garden (+ sobre o local)
Ceasa Campinas (SP)


Confira a seleção de hospedagem durante o mês de setembro!







Conheça a gastronomia das principais cidades e veja onde comer bem!








Aprenda a fazer receitas com flores comestíveis








Veja os principais pratos da primavera servidos em Campos do Jordão


Atualizado em 6 Set 2011.