Guia da Semana

Foto: divulgação/ Shopping Eldorado


No mês natalino, o maior chamariz dos shoppings são as decorações temáticas, que transformam os estabelecimentos em grandes points de visitação, atraindo os clientes para o consumo. Com o fim da crise financeira e o aquecimento do mercado nacional - incitado pelo 13º salário e pela redução no IPI para a linha branca - a corrida do público em busca dos presentes para amigo secreto, família ou colegas de serviço aumenta, gerando filas, lojas lotadas e impaciência.

Para conter o ânimo da criançada e dar mais sossego aos pais, os estabelecimentos abusam cada vez mais de criatividade, com temas que vão desde presépios tradicionais e pinheiros de Natal, até bonecos animatrônicos e passeios de trenzinho. Com investimentos que podem ultrapassar R$ 3 milhões, entre promoções, decorações e atrativos, eles não dispensam um cenário colorido e iluminado, apostando em diversas atividades lúdicas para aumentar suas vendas na data mais importante do varejo. Escolha seu shopping predileto e vá conferir!

Atrações

São Paulo

Na zona oeste paulistana, para levar adultos de volta aos tempos da infância e encantar as crianças com o espírito da época, o Bourbon Shopping oferece o Natal Adocicado. Juntos, mamãe e papai Noel fabricam brinquedos, preparam quitutes e doces para adornar a árvore de Natal. O bom velhinho recebe as crianças para fazer os pedidos e tirar fotos em sua casa feitas de doces, com bonecos de gengibre.

Foto: divulgação/ Bourbon Shopping


O MorumbiShopping, na zona sul, aposta em um natal especial para presentear seus clientes. Um pinheiro de 11 metros decorado com laços em veludo e iluminado é o cartão de entrada, enquanto milhares de micro-lâmpadas brancas realçam o brilho das guirlandas na parte interna do estabelecimento. Os pequenos contam com o Espaço Papai Noel, no piso superior, para se encontrar com o bom velhinho. O tema natalino do Shopping Eldorado (zona oeste) é o Pinheiro Musical, uma árvore de 15 metros com 18 bonecos animatrônicos. E como não poderia faltar, na poltrona, Papai Noel conversa com os pequenos e recebe os mais curiosos pedidos, em meio a duendes e a mamãe Noel.

O Jardim Sul muda o foco e destaca o cenário interativo Casa de Brinquedo para atrair a criançada. Com brinquedos que povoam o imaginação deles, o Papai Noel e uma rena animatrônicos dão as boas interagindo com uma caixa de Correios, onde os pequenos podem mandar suas cartinhas direto para o Pólo Norte. A partir de 14 de dezembro, os baixinhos podem confeccionar elementos natalinos e seus próprios brinquedos na oficina Paper Toy Arts, a partir de corte e colagem.

Rio de Janeiro

Foto: divulgação/ Barra Shopping


O Center Shopping Rio reservou 110 metros quadrados de área do primeiro piso para apresentar a estação Expresso do Noel, onde os pequenos podem passear a bordo de um trenzinho, vendo o mundo encantado do Natal. Durante as três primeiras quintas de dezembro, o espaço ainda recebe apresentações de corais natalinos.

No West Shopping, a Casa da Árvore é a principal atração. Ela conta com um Papai Noel áudio-animatrônico, com sete movimentos, que conversa com os visitantes, canta e dança blues. Além disso, um trenzinho passeia em torno da árvore de Natal de 13 metros de altura. Por outro lado, a Sorte é o tema do Barra Shopping, que este ano estará enfeitado de trevos, fadas, ferraduras, louva-deus, fonte de desejos, anjos e joaninhas. A decoração conta com aproximadamente 380 laços decorativos, 175 mil microlâmpadas e 70 bonecos animados.

Outras cidades

Maior estabelecimento comercial de Belo Horizonte, o BH Shopping apresenta uma decoração natalina comemorativa dos seus 30 anos, assinada por Conceição Cipolati. Nela, cucos de várias cores e tamanhos enfeitam a árvore de Natal. O Papai Noel recebe as crianças para uma conversa, anota os pedidos e eterniza o momento em foto ao lado dos pequenos.
Foto: divulgação/ Center Shopping


Já a Estação Mágica do Natal do Iguatemi Shopping, em Porto Alegre, conta com o trabalho do artista plástico Juarez Fagundes. Nela, um vilarejo antigo com casas e lojas recebem um trenzinho de 1,6 metros percorrendo o ambiente quando acionado pelos visitantes. O centro tem um trem inflável suspenso no terceiro andar e a criançada ainda recebe o bom velhinho em seu tradicional trono.

Serviço:

Bourbon Shopping
Endereço: Rua Turiassú, 2100 - Pompéia
Telefone: (11) 3874-5050

MorumbiShopping
Endereço: Avenida Roque Petroni Junior, 1089 - Morumbi - Zona Sul
Telefone: (11)5189-4800

Shopping Eldorado
Endereço: Av. Rebouças, 3.970 - Pinheiros
Telefone: (11) 2197-7810

Jardim Sul
Endereço: Av. Giovanni Gronchi, 5819 - Morumbi
Telefone: (11) 3779-3900

Center Shopping Rio
Endereço: Av. Geremário Dantas, 404 - Jacarepaguá
Telefone: (21) 3312-5000

West Shopping
Endereço: Estrada do Medanha, 555
Telefone: (21) 2414-9000

Barra Shopping
Endereço: Av. das Américas, 4666
Telefone: (21) 4003-4131

BH Shopping
Endereço: Rodovia BR 356 , 3049 - Belvedere
Telefone: (31) 3228-4213

Iguatemi Shopping
Endereço: Av. João Wallig, 1800
Telefone: (51) 3131-2000

*Devido às compras de fim de ano, os horários dos shoppings sofrem alteração. Confira antes de sair de casa.

Atualizado em 6 Set 2011.