Guia da Semana



Roteiro turístico mais famoso da cidade, a navegação pela Eclusa do Rio Tietê proporciona vista privilegiada do rio, de seu entorno e das garças que sobrevoam a região.

São três opções de roteiros e, em dois deles, o almoço a bordo faz parte das atrações. Na primeira rota, os turistas passam pela eclusa e navegam 25 quilômetros acima da barragem, até as proximidades da confluência dos rios Tietê e Piracicaba. Do local, é possível avistar o Tietê com aproximadamente seis quilômetros de largura e 40 quilômetros de praia.

No segundo percurso, após 15 quilômetros de navegação, a paisagem ganha um cenário especial: a Pousada Imperador Dom Pedro II, com arquitetura colonial preservada. O passeio é concluído com a eclusagem, um elevador de águas usado para subir e descer embarcações, vencendo os desníveis dos rios. Já o terceiro roteiro, mais curto, dura duas horas e não inclui almoço.

A Eclusa de Barra Bonita foi a primeira da América do Sul a ser explorada turisticamente, mantendo importante valor econômico por viabilizar a Hidrovia Tietê-Paraná. São 142 metros de comprimento, 12 de largura e 26 de desnível máximo.

O nivelamento de água da eclusa é realizado por gravidade, sem motores de bombeamento. Quando a embarcação entra no elevador de águas, é atracada por boias laterais. Então, o processo é iniciado com o fechamento das comportas. Cada operação leva de 12 a 15 minutos, e gasta cerca de 50 mil metros cúbicos de água.

Serviço:
Endereço: Saídas do Porto
Telefone: (14) 3641-2422
Funcionamento: Finais de semana e feriados. Passeios com refeição incluída, 9h30 às 12h30, e 13h às 16h10. Passeios sem refeição, 14h30 às 16h10.
Cartões de crédito: não aceita
Estacionamento: não
Preço: R$ 70 por pessoa, com almoço.


Foto: Divulgação/ Eclusa de Barra Bonita

Atualizado em 6 Set 2011.