Guia da Semana

Termo que ganhou destaque nos últimos tempos na política, o desenvolvimento sustentável foi bem aproveitado por empresas do setor hoteleiro que optam por oferecer aos seus hóspedes acomodações e espaços que dialoguem com a natureza de maneira consciente, preservando o meio ambiente e incentivando empreendimentos que valorizem a cultura local.

Para isso, investiram em métodos alternativos de geração de eletricidade, captação do lixo e reutilização da água. Confira as principais hospedagens verdes, os serviços que oferecem e as suas ações em prol da sustentabilidade.

Ilha Splendor


Foto: divulgação/ Ilha Splendor

Privilegiando a exuberância da Mata Atlântica, a pousada Ilha Splendor está localizada a 213 quilômetros de São Paulo, em Ilha Bela. Com um projeto arquitetônico impar, prioriza o uso racional de energia e privilegia a iluminação natural. A piscina é natural, abastecida com água do rio da Toca, evitando o uso de produtos químicos.

Suas sete suítes são harmoniosamente integradas a estrutura física da pousada, projetadas para serem arejadas naturalmente, com pé direito alto e manta de forro para proteção térmica, que dispensa o uso de ar condicionado. O público pode optar pelas diversas opções de lazer e diversão oferecidas por empresas especializadas em Ilhabela, como passeios de escuna, lancha, jeep, buggy, ou atividades radicais, como rapel em cachoeira e vôo de parasail.

Txai Resort


Foto: divulgação/ Txai Resort

Com o princípio da harmonia do homem com a natureza, o Txai Resorts opera a 15 quilômetros da cidade de Itacaré, na Bahia. Ocupando uma área de 92 hectares, as edificações correspondem a 3% desse total, e tem como base a sustentabilidade ecológica, desenvolvimento social responsável e respeito pela cultura e comunidade local. Para os hóspedes, há duas opções de vista: uma para o mar, outra para a área verde que circunda o hotel.

O estabelecimento oferece passeios opcionais, como: rafting, cavalgada e caminhada para praias desertas ou até rios e cachoeiras da região. O resort conta com cinco piscinas, quatro bares, três restaurantes, fitness clube, quadras de tênis, heliponto e SPA. Um departamento desenvolve ações de educação ambiental com a comunidade e escolas da região e conta com dois projetos ambientais: o Txaitaruga, para preservação das tartarugas marinhas, e o Companheiros do Txai, juntos aos agricultores da APA onde fica o hotel.

Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba


Foto: divulgação/ Hotel Transamérica

Com vocação para a sustentabilidade ambiental e social, desde sua inauguração, em 1989, o Hotel Transamérica Ilha de Comandatuba já adotava ações e programas em prol da preservação da natureza e da integração com as comunidades locais. Entre as ações, o empreendimento recicla o óleo de cozinha para a produção de biodiesel; mantém dentro de suas instalações uma usina de compostagem que transforma a matéria orgânica em adubo para jardinagem; e desenvolve programas de defesa e preservação do ecossistema local em parceria com o Instituto Ecotuba.

Localizado no município de Una, no litoral sul da Bahia, oferece conforto e requinte, em uma paisagem preservada da mata atlântica. São 363 unidades que se dividem entre apartamentos, suítes, bangalôs e um aeroporto privativo, com capacidade para receber aviões de grande porte. O espaço conta com academia de ginástica, salão de beleza, lojas de conveniência, Spa, cinco bares e quatro restaurantes, que oferecem desde a cozinha regional a culinária internacional. As opções de lazer variam de arco e flecha a tênis e pesca. Também é possível locar equipamentos e marcar aulas para a prática de esportes náuticos.

Toca da Coruja


Foto: reprodução site oficial/ Toca da Coruja

Situadas na Praia do Pipa, Rio Grande do Norte, a pousada Toca da Coruja faz parte da prestigiada Associação de Roteiros de Charme. O estabelecimento usa a sustentabilidade como seu carro chefe, atuando na eficiência energética (com sensores de presença, telhas transparentes, bóias automáticas), apoio a comunidade local (com programa de Educação Ambiental,e valorização da cultura regional, parceria com produtores locais) e tratamento de resíduos (compostagem, coleta seletiva e utilização de portas, janelas e madeiras de demolição na construção de acomodações).

Com 25 mil metros quadrados de área verde, o espaço dispõe aos visitantes bangalôs de até 130 metros quadrados, com banheiras de hidromassagem, ducha com aquecimento solar e vista para o jardim tropical. Para o lazer, a pousada conta com duas piscinas ionizadas, saunas a vapor, bar, além de sala de leitura e cartas. O restaurante Oca Toca foi o vencedor do Festival Gastronômico de Pipa (2008 e 2009) nas categorias de Prato Principal e Melhor Serviço.

Pousada Teju-açu


Foto: reprodução site oficial/ Pousada Teju-açu

Situada em Fernando de Noronha, Patrimônio Mundial Natural da UNESCO, a Pousada Teju-açu foi concebida por um projeto arquitetônico que tem como base a premissa da preservação do ecossistema local com o cuidado de evitar intervenções desnecessárias ao meio-ambiente. A começar pelos bangalôs, áreas de lazer e serviços, que foram construídos sobre palafitas e com madeira de reflorestamento.

São oferecidas 12 acomodações de 40 metros quadrados, com TV LCD 32", cama king size, varanda com rede, cofre digital e água quente com aquecimento solar. Na estadia, pode-se aproveitar as belezas das 16 praias de areias branquíssimas, águas transparentes, cardumes de peixes coloridos e golfinhos acrobáticos. Piscinas naturais, algas, esponjas e tartarugas marinhas completam o roteiro paradisíaco.

Atualizado em 6 Set 2011.