Guia da Semana

Monóxido de Carbono X Ar Puro
Foto: photocase.de

Não tem como fugir, em todos os lugares o assunto é praticamente o mesmo: o aquecimento global e todas as complicações que o mundo pode vir a enfrentar (e as que já enfrenta) caso não sejam tomadas medidas urgentes contra a degradação do meio ambiente. São Paulo, por exemplo, possui um alto índice de poluição devido à grande emissão de gases no ar, provenientes do número de veículos que circulam pela cidade diariamente.

Na onda da proteção ambiental, o Prefeito Gilberto Kassab divulgou em 24 de maio a segunda parte do projeto Cidade Limpa, que visa controlar a emissão de monóxido de carbono no ar. Os primeiros a passarem pela vistoria são os ônibus de fretamento. Cerca de três mil farão por uma revisão feita por profissionais da SPTrans, que verificam se o nível de gás liberado pelo automóvel é compatível com a lei.

Prefeito Kassab verifica poluição emitida por fretados
Foto: Fernando Conti/Secom.
As empresas responsáveis são acionadas e encaminham os veículos até o CIT, Centro Integrado de Transporte, para serem feitas medições. Após o resultado, os que não passaram no teste devem regularizar a situação em até 30 dias e, se não forem realizadas as alterações, a multa sai por no mínimo R$ 1.000,00. Ainda este ano, após a análise dos fretados, o projeto visa inspecionar caminhões e os mais de 5,5 milhões de veículos de passeio que trafegam pela cidade.


Foto: sxc.huConti/Secom.
Cerca de 20% destes automóveis trafegam completamente foras dos padrões permitidos pela lei e chegam a poluir até dez vezes mais do que os carros conservados. Para manter o veículo de acordo com a nova regra, é necessário que os proprietários tenham alguns cuidados. De acordo com o engenheiro mecânico Denis Marum, do centro automotivo Chevy Auto Center, a melhor forma de evitar o aumento da poluição é manter o carro regulado.

Reparar na cor da fumaça também é uma dica. Se ela estiver cinza ou preta é sinal de que o motor precisa de reparos ou que tem excesso de combustível. E aquela frase conhecida "acho que meu carro está bebendo muito" pode significar que o motor está desperdiçando gasolina.

Foto: sxc.hu.
Os carros mais modernos possuem injeção eletrônica, um mecanismo que faz com que uma luz acenda no painel do carro caso alguma coisa de errado aconteça no motor. Uma das peças fundamentais que colaboram com a diminuição da poluição é o catalisador, responsável por fazer a purificação dos gases nocivos à saúde. Os donos de relíquias automotivas devem procurar um profissional para adicioná-lo ao seu sistema de escapamento.

Algumas empresas como a Chevy Auto Center também colaboram com preservação do meio reciclando baterias, pneus e óleo queimado. "A manutenção do carro é muito importante, é como ir ao médico fazer um check-up uma vez ao ano - assim você economiza e colabora com a preservação do planeta", aconselha Denis.

Serviço:
Chevy Auto Center
Localização: Rua Rua Guaicurus, 951 - Lapa.
Informações: (11) 3875.7099.

*Colaboração: Denis Marum, do Centro Automotivo Chevy Auto Center.
Informações cedidas pela Prefeitura do Estado de São Paulo.

Atualizado em 6 Set 2011.