Guia da Semana

Foto: Arquivo Pessoal
Parte da alameda que divide a Praça da Liberdade. Ao fundo, o Palácio da Liberdade

Mineira que sou, não tem como não gostar de Belo Horizonte. A capital mineira, mesmo com seus mais de dois milhões de habitantes, possui o clima de interior, um povo muito solícito e sempre disposto a te ajudar.

Passei o fim de semana por lá para ir ao casamento de uma amiga no sábado. Então, esse dia foi somente a preparação de cabelo, unha, vestido e tudo mais que é preciso para ir com estilo a um casório.

No domingo, mesmo depois de ter chegado de madrugada ao hotel, acordei cedo e a famosa e tradicional - e a maior da América Latina - Feira de Artesanato da Afonso Pena estava lá, com suas mais de três mil barracas, totalmente organizadas e separadas por categorias: sapatos, bolsas, comida (era uma enorme praça de alimentação), bijuterias, artigos para crianças e roupas. Tudo muito bem organizado, com som ambiente e policiamento acirrado. A toda hora eu encontrava com policiais andando pelas barracas, olhando se havia algum furto, pois foi algo muito comum por lá há alguns anos.

Na parte da extensa Avenida Afonso Pena, onde fica a feira, é possível você ver o Conservatório de Música da UFMG, um prédio antigo, mas totalmente preservado. Do outro lado da rua, está o Parque Municipal, em que muitos turistas não deixam de conhecê-lo quando vão à capital. Muitas estruturas antigas da cidade foram tombadas como patrimônio histórico, algo bastante comum por lá, que possui muita história para contar.

Depois de fazer a festa em bolsas, brincos e muitos brincos, eis que chega a hora do almoço e fomos ao Shopping Cidade, que fica ali perto da Afonso Pena. Ele está em reforma, mas pelo jeito que vi, vai ficar muito bom para recepcionar o público.

Como ainda era só a metade de um domingo ensolarado, com o céu azul, sem nenhuma nuvem, fomos até a Praça da Liberdade, que fica no fim da Avenida Bias Fortes, onde estava o hotel em que ficamos hospedadas. Eu já tinha passado pela praça há alguns anos, quando estive em Belo Horizonte antes de me mudar para São Paulo, mas não tinha parado para ver cada detalhe preservado daquele lugar.

Todos os prédios antigos, que antes faziam parte do governo local, foram fechados para reforma, tombados como patrimônio histórico e serão transformados em museus. Entre eles a Secretaria da Aviação e a da Educação. É nesta praça que está localizado o Palácio da Liberdade, onde foram gravadas muitas cenas da minissérie JK, exibida pela Rede Globo. O Copam de BH, prédio que lembra o de São Paulo, cuja arquitetura é assina por Oscar Niemeyer também está por lá. A história rodeia a Praça da Liberdade.

A praça possui um coreto central, uma alameda que a divide, lembrando o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com muitas palmeiras de ponta a ponta. Há também um chafariz e uma fonte linda.

Um local voltado para família. A Praça da Liberdade estava cheia de crianças brincando com seus pais e muitos cães. Me deparei até com um simpático periquito que estava com sua dona e ia com qualquer pessoa. Lindo, nas cores verde, laranja e azul. Recomendo este passeio, caso passe por Belo Horizonte. Claro que há outros lugares por lá que valem a pena conhecer, como o Mirante, que proporciona uma visão privilegiada da cidade, a Igreja da Pampulha e muito mais. Mas isso fica para uma próxima visita!

Nota: A Feira de Artesanato da Afonso Pena funciona todo domingo, das 8h às 14h.

Leias as colunas anteriores de Maraísa Bueno:

Procure novos ares

Apesar de tudo...

Destaques de um parque urbano


Quem é a colunista: Maraísa Bueno.

O que faz: jornalista e repórter da equipe do Guia da Semana.

Pecado Gastronômico: uma boa massa e, é claro, chocolate!

Melhor Lugar do Brasil: minha casa, na pequena cidade de Serrania, sul de Minas Gerais (também não dispenso uma boa praia!).

Para Falar com ela: maraisabf @gmail.com , no twitter (@Maraisabf) ou acesse seu blog

Atualizado em 6 Set 2011.