Foto: www.sxc.hu |
![]() |
Santuários, catedrais, igrejas e capelas. Apesar de o Brasil se considerar o país da miscigenação em várias frentes, na religião isso pode não valer tanto. Apesar de não existir uma religião oficial e ser proibida a discriminação, mais de 70% da população se declara católica, influência da colonização portuguesa. Algumas dessas construções inclusive são heranças dos colonizadores.
O Guia da Semana separou algumas das igrejas mais famosas do Brasil. É uma boa oportunidade de você escolher algum lugar para rezar durante o feriado da Semana Santa.
APARECIDA DO NORTE
Santuário Nacional de Aparecida

O Santuário contém a Basílica Velha, a Basílica Nova também o Museu Nossa Senhora Aparecida, que pretende, além de contar a história do Santuário, comunicar aspectos culturais, antropológicos e artísticos da devoção à Maria. A estrutura também compreende Ambulatório Médico, berçário e o Centro de Apoio ao Romeiro, que virou a principal área de lazer e compras da região, com mais de 330 lojas. A cidade é denominada "Capital da fé".
Curiosidade: três pescadores estavam trabalhando no rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá, e não obtinham sucesso. Foi então que João Alves lançou a sua rede nas águas e apanhou o corpo de uma imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa apanhou a cabeça da imagem. Depois disso, os três lançaram novamente as redes e tiveram uma grande pesca. Aí começou a devoção à Aparecida.
SÃO PAULO
Catedral da Sé

Curiosidade: No acabamento foram usadas 800 toneladas de mármore. Está entre os cinco maiores templos góticos do mundo. As obras de restauração que começaram em 2000 e foram até 2002 custaram R$ 19,5 milhões.
Igreja de Nossa Senhora de Achiropita

Como as festas e a devoção a Nossa Senhora Achiropita se tornando cada vez mais fortes, o nome da paróquia foi modificado em 1949 para Igreja Nossa Senhora Achiropita, além de ter sido ampliada com os donativos da festa.
Curiosidade: Estima-se a presença de 200 mil pessoas no período da festa de Achiropita e é previsto o consumo de 10 mil quilos de farinha de trigo, 10 mil quilos de macarrão, 4,5 mil latas de óleo, 5 mil quilos de muçarela, 5 mil quilos de lingüiça, 5 mil quilos de carne, 10 mil litros de vinho, 15 mil litros de chope e 15 mil litros de refrigerante. Tudo isso em barracas armadas nas ruas Treze de Maio e São Vicente.
RIO DE JANEIRO
Igreja da Candelária

Durante todo o século XIX a igreja foi decorada de forma neorenascentista com tem portas trabalhadas em bronze e o interior, de influência neoclássica, é revestido de mármore italiano. O altar-mór é do brasileiro Arquimedes Memoria, os vitrais são alemães e os púlpitos em estilo Art Noveau são do escultor português Rodolfo Pinto de Couto.
Curiosidade: o nome da igreja infelizmente está sempre associado à Chacina da Candelária. Em 1993, policiais atiraram contra mais de setenta crianças e adolescentes que estavam dormindo nas proximidades da igreja. Ao final, morreram oito meninos, que têm os seus nomes gravados em uma cruz de madeira em frente à paróquia. Os motivos da chacina até hoje são mal explicados, mas três policias já foram condenados a mais de 200 anos de prisão cada.
Santuário da Penha

Há ainda uma concha acústica para a realização de eventos culturais numa área para 30 mil pessoas. O acesso do pátio até a Igreja pode ser feito pela escadaria principal, de 382 degraus, ou por um bondinho com capacidade para transportar cerca de 500 pessoas por hora. O romeiro também não pode deixar de visitar a Sala dos Milagres, o Museu do Santuário da Penha e ver a exposição de quadros de Nossa Senhora, que fica aberta todos os domingos de festa com entrada grátis.
Curiosidade: A capela foi construída pelo Capitão Baltazar de Abreu Cardoso no século XVII. Ele decidiu construí-la depois de ter se livrado de um ataque de serpente subindo o Penhasco. A devoção das pessoas da região e de curiosos foi aumentando. Assim passaram a grande pedra (daí vem a palavra Penha) uns para pedir e outros para agradecer graças alcançadas por intercessão da Senhora do alto do Penhasco (Penha).
BELO HORIZONTE
Igreja da Boa Viagem

Hoje, a Igreja da Boa Viagem é uma das mais importantes da cidade. Com capacidade de cerca de 400 pessoas, o templo é conhecido por abrigar o Santuário da Adoração, onde o Santíssimo fica exposto 24 horas. Na data comemorativa da padroeira a procissão reúne cerca de 15 mil fiéis.
Curiosidade: A Virgem da Boa Viagem é protetora de veleiros e do mar. A imagem pertenceu Francisco Homem del Rei, à bordo do navio português Nossa Senhora da Boa Viagem, que chegou à região em busca de ouro.
SALVADOR
Igreja do Bonfim

O templo recebe diariamente cerca de três mil pessoas. Situada na colina da Península de Itapagipe, a igreja é voltada para a entrada da Baía de Todos os Santos e é visível para quem chega do mar. A imagem do Senhor do Bonfim foi trazida pelo capitão Teodózio de Portugal, em 1745.
Curiosidade: Os baianos homenageiam seu padroeiro com a Lavagem do Bonfim, em que as baianas lavam com água de cheiro a escadaria da igreja. Porém, antes, há uma procissão que começa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira dos baianos, até o Bonfim.
PORTO ALEGRE
Igreja Nossa Senhora dos Navegantes

A igreja tem estilo neogótico e é decorada sem grandes luxos. Sobre a porta de entrada existe um baixo-relevo com a imagem da Santa salvando náufragos. Há um grande crucifixo à esquerda da entrada e belos vitrais nas janelas.
Curiosidade: Realizada anualmente em 2 de fevereiro, a maior festa religiosa de Porto Alegre começa com a procissão de barcos pelo Guaíba, e termina com a chegada da Santa à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, com direito a muitos presentes jogados na água.
BRASÍLIA
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida

A Via Sacra, de Di Cavalcanti, é outra atração, assim como uma réplica da Pietá, de Michelangelo, que pesa 600 kg e tem 1,74 metro de altura. Na torre estão quatro sinos, doados pelo governo espanhol, chamados Santa Maria, Nina, Pinta e Pilarica. A cruz metálica, de 12 metros de altura foi benzida pelo Papa Paulo VI, doador do altar.
Curiosidade: não há uma comunidade fixa que freqüente a catedral. E a explicação é simples. Por estar situada na Esplanada dos Ministérios, a maior parte daqueles que freqüentam são turistas e fiéis que trabalham na Esplanada.
Serviço:
Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Avenida Dr. Júlio Prestes, s/n - Ponte Alta - Aparecida do Norte (SP)
Telefone: (12) 3104-1000
Horário de visitação: variado de acordo com a época do ano
Paróquia Nossa Senhora de Achiropita
Rua 13 de Maio, 478- Bela Vista - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3283-1294 / 3106-7235
Horário de visitação: 7h às 21h
Catedral da Sé
Praça da Sé, s/nº - Centro - São Paulo (SP)
Telefone: (11) 3107-6832
Horário de visitação: durante a semana das 8h às 19h, sábado das 8h às 17h e domingo das 8h às 13h e das 15h às 18h.
Igreja da Candelária
Praça Pio X - Centro - Rio de Janeiro(RJ)
Telefone: (21) 2233-2324
Horário de visitação: De segunda a sexta, das 8h às 16h, sábado, das 8h às 12h, e de domingo, das 9h às 13h.
Santuário da Penha
Largo da Penha, 19 - Penha - Rio de Janeiro (RJ)
Telefones: (21) 2290-0942 / 3887-5155 / 2270-8247 / 2560-2317
Horário de visitação: das 7h às 18h.
Igreja da Boa Viagem
Rua Sergipe, 175 - Belo Horizonte (MG)
Telefone: (31) 3222-2361
Horário de visitação: segunda a sábado, das 7h às 19h, e domingo, das 7h às 12h e das 18h às 22h.
Igreja do Bonfim
Praça do Bonfim, 50, Bonfim - Salvador (BA)
Telefone: (71) 3316-2196
Horário: das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Igreja Nossa Senhora dos Navegantes
Praça Navegantes, s/nº - Porto Alegre
Telefone: (51) 3337-9901
Horários: das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Catedral Metropolitana de Brasília
Eixo Monumental, no início da Esplanada dos Ministérios
Telefone: (61) 3224-4073
Horário de visitação: terça a sexta e domingo das 8h às 18h e de sábado e segunda das 8h às 17h.
Atualizado em 6 Set 2011.