Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Em um domingo...

Colunista esteve na França e relata passeio no boêmio Montmartre, bairro singular de Paris.

Foto: Arquivo Pessoal


Um ótimo passeio para fazer num dia ensolarado e ir até Montmartre. Foi o que fizemos em um dia lindo e frio em Paris quando estivemos por lá em fevereiro.

Estávamos parando no Marais e resolvemos ir a pé. Passamos pela Praça da República, fizemos um pequeno desvio para passar no Canal San Martin, que é sempre um passeio gostoso de fazer. No verão, aos domingos, eles montam uma feira de antiguidades nas margens.

Utilizamos a empresa Canauxrama que possui várias opções de passeio. A sugestão é uma muito legal de fazer que é pelo próprio Canal San Martin. Passamos pelas várias eclusas e o trajeto é de Paris-Arsenal até o Parque de la Villette ou o inverso. É um passeio diferente e romântico.

Seguimos até o Boulevar de Clichy, que já fica bem pertinho da subida de Montmartre. Só que seguimos um conselho de um amigo, de não subir nas escadarias do lado do teleférico, onde a grande maioria dos turistas sobe. Escolhemos caminhos alternativos, começando na Praça de San Pierre e subimos pela Rua Paul Albert.

Onde estávamos praticamente sozinhos..

Eu sempre tive vontade de explorar melhor Montmartre, que foi um antigo reduto artístico e boêmio de Paris. Mas sempre com pouco tempo, eu já tinha caminhado pela praça dos artistas que fica um pouco acima da Sacre-Coeur. Nesse dia de inverno ensolarado, era a minha oportunidade de explorar melhor a vizinhança!

Descemos um pouco até a rua Saint Vicent e nos deparamos com a famosa vinha de Montmartre, onde a prefeitura produz vinho e, durante a colheita, em outubro, eles promovem uma festa onde vendem a garrafa por 40 euros. Eu não cheguei a provar o vinho, mas se você estiver em Paris nesta época, é uma boa pedida.

Descendo mais um pouco, descobri a Maison Rose, onde morou o artista Maurice Utrillo, contemporâneo de Picasso. Bem do outro lado da rua, está o Lapin Agile, famoso cabaret que foi muito frequentado por Picasso e Modigliani. Fiquei só imaginando todas as discussões e noitadas que tiveram lá e quase pude sentir uma energia diferente no ar.

Depois de muito procurar, finalmente conseguimos chegar a Praça Emile Goudeau, na Rua Ravignan, onde fica o célebre Bateau Lavoir, que foi moradia de vários artistas no início do século XX. É um lugar muito marcante pra mim que sou estudiosa da vida de Picasso. Foi aqui que ele pintou muitas das suas obras mais importantes, como as da fase azul e rosa e foi também no Bateau Lavoir que Picasso pintou a obra que rompeu de vez com a tradição do passado e abriu caminho para o cubismo. Foi a tela " Les Demoiselles d´Avignon " em 1907.

Já era quase 13h, quando bateu aquela fome e eu não conhecia nenhum restaurante bom em Montmartre. É claro que existem dezenas lá, mas eu não tinha nenhuma dica ou indicação. Caso você conheça algum restaurante ou bistrot por lá, por favor, me diga! Pois é uma falha não conhecer nenhum por estas paragens!

Acabamos almoçando no centenário Grand Colbert, um lugar clássico de Paris. O astral dele é ótimo, me lembra muito aqueles restaurantes antigos de Buenos Aires, onde os garçons não anotam os pedidos, guardam tudo na cabeça. Se você não conhece, não deixe de visitá-lo na sua visita a Paris. Caso você não saiba, esse restaurante aparece no filme Alguém tem que ceder, com Jack Nicholson, Diane Keaton e Keanu Reeves.

Au revoir!!!!

Quem é a colunista:Clarisse Zanetello Linhares.

O que faz: Professora de História da Arte.

Pecado Gastronômico: massa com molho vermelho.

Melhor lugar do mundo: Esta é muito difícil, olhem o blog e escolham!.

Fale com ela: Clarisselin@terra.com.br ou acesse seu blog Viajando com Arte.


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens

10 montanhas incríveis ao redor do mundo para ver online

Viagens