Guia da Semana

Foto: Gabriela Forlin e Joel Minusculi


Nesta semana, voltei a ouvir notícias sobre as chuvas em Santa Catarina e lembrei de como a enchente de 2008 castigou Itajaí, cidade em que eu estudava e trabalhava até agosto do ano passado. Apesar de ter passado mais tempo lá do que em Balneário Camboriú, onde eu morava, não simpatizava muito com o município - contudo, nunca soube dizer o que exatamente me incomodava.


Ironicamente, na semana do carnaval, me perguntaram qual era a minha praia favorita na faixa norte do litoral catarinense, e eu respondi prontamente que uma das melhores era a Praia Brava. "E daí?", vocês devem estar se perguntando. E daí que a Praia Brava em questão fica em Itajaí (sim, ela tem uma homônima em Florianópolis). Além dela, comentei sobre a de Cabeçudas que, adivinhem, também fica na mesma cidade.

Das duas, uma: ou eu sempre pensei nas praias como locais exilados, não pertencentes a município algum, ou eu tinha uma implicância sem sentido com Itajaí. E, já que o equinócio de outono está chegando (e, consequentemente, o verão indo embora), aproveito a coluna desta semana para indicar um lugar muito especial que, apesar de poder ser visitado no inverno, é mais bem aproveitado no verão.

Imagine uma praia na qual é possível ver ao fundo morros verdes e, à frente, um límpido mar que toca a areia branca. Entre a praia e os morros, por toda a extensão, visualize uma faixa de restinga que sustenta dunas. Imagine manguezais, redutos de pássaros e de espécies únicas, como o caranguejo-fantasma (que está em extinção) e o silvestre tamanduá-mirim.

Felizmente, isso tudo vai além de simples imaginação: o lugar realmente existe e é conhecido popularmente como Canto do Morcego. Com três quilômetros de extensão, esse paraíso na terra está localizado entre a Lagoa de Santa Clara e o costão onde está o farol de Cabeçudas. O Canto do Morcego é a porção norte da Praia Brava.


Caracterizada por conservar resquícios de Mata Atlântica que asseguram uma atmosfera natural diferenciada, com dunas e restinga em processo natural de recuperação, a Praia Brava é definida por muitos como um oásis em meio à ocupação urbana ao redor. O local já foi, inclusive, inspiração para um dos maiores poetas da região, Marcos Konder Reis, que escreveu uma prosa poética de mesmo nome, na qual se destaca sempre a admiração pelo verde, pelos pássaros e o clima do litoral.


O espaço é utilizado para lazer, tanto diurno, quanto noturno, e também para trabalhos científicos e de educação ambiental, pois é um verdadeiro laboratório vivo. O entorno paisagístico compõe, sem dúvida, um dos cenários mais bonitos de Itajaí. Não apenas pela paisagem, mas o local também é conhecido por abrigar uma das maiores concentrações de gente bonita por metro quadrado de Santa Catarina. Fica a dica.


Muitos deixaram de frequentar o balneário de Cabeçudas, praia ao lado, para estar próximo à beleza da quase intocada Praia Brava, em especial o Canto do Morcego. Essa porção do litoral chama tanta atenção que até campeonatos mundiais de surf WQS (World Qualifying Series) acontecem por lá. O mar é agitado - vide o nome que deram à praia - mas isso não impede que o pessoal se divirta muito. A presença de famílias e crianças pequenas no local não é tão frequente, pois quem reina mesmo são surfistas e jovens entre 18 e 30 anos.


Lembrando dos inúmeros momentos agradáveis que passei por lá - de festas a shows, de dias na praia à produção de reportagens - só tenho uma coisa a dizer: visitem Itajaí! Não importa a época do ano, a Praia Brava é linda e está esperando por você!


Leia as colunas anteriores de Gabriela Forlin:

Backstreet is NOT back

Sob um céu de blues

Muito além da Oktoberfest

Quem é a colunista: Alguém que tenta ser a diferença que quer ver no mundo.

O que faz: Jornalista e tradutora.

Pecado gastronômico: Qualquer coisa que contenha chocolate ou maracujá.

Melhor lugar do mundo: Depois de conhecer o mundo todo eu conto! Mas Ilhas Fiji e Deserto do Saara já estão no TOP 10..

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: De Amy Winehouse a Jorge Drexler, The Strokes a David Guetta, The Kooks a Franz Ferdinand, Leoni a Katy Perry, Ben Harper a Lulu Santos, Oasis a Paulo Miklos, e por aí vai...

Fale com ela: Acesse seu Facebook ou siga seu twitter.




Atualizado em 6 Set 2011.