Guia da Semana

Fotos: www.sxc.hu
Ruínas de Cartago

A Tunísia, localizada no norte da África, muito próxima a Europa, tem as suas praias como destino comum dos europeus no verão. Portanto, os resorts luxuosos à beira-mar nem sempre são as melhores opções, principalmente no verão, quando as faixas de areia ficam abarrotadas. Passeios próximos da capital, para as ruínas do tempo romano, também valem a pena por estradas que dão a sensação de se estar no meio do deserto, além da oportunidade de andar em dromedários.

Tunis é banhada pelo Mar Mediterrâneo, mas com a poluição das águas, não é uma boa idéia mergulhar. Moderna e agitada, a capital e principal cidade da Tunísia não trata como estranhos os não-muçulmanos. Aproveite para passear nas galerias e cafés da Avenida Habib Bourguiba. Porém, atrás da catedral e da estátua de Ibn Khaldoun, aparece a entrada da Medina. É na cidade murada, com suas ruas estreitas e movimentadas, que o comércio se destaca por pequenas lojas vendendo artigos de madeira, roupas coloridas, antigüidades, cerâmica e muitos tapetes. Ali a parte é eminentemente muçulmana e, como em qualquer país árabe, pechinche porque o preço costuma abaixar muito.

No coração da Medina está a Mesquita Ez Zitouna (ou Mesquita da Oliveira). Reconstruída no século 9, a cidade era o centro da vida árabe, onde viviam os mais nobres. Os palácios e museus não faltam. O museu mais importante é o Museu das Artes e Costumes Tradicionais, adaptado no que era a casa da família de Dar Ben Abdallah entre 1801 e 1941.

Voltando no tempo, faz parte de Tunis, 15 km ao norte, o distrito de Cartago. Sim, é a mesma Cartago berço da civilização fenícia, que controlava o comércio do Mediterrâneo até ser derrotada pelos romanos nas Guerras Púnicas. Há uma boa parte da antiga civilização preservada, como o porto, santuários - notadamente a Catedral de São Luis -, casas de banho romano ( Termas de Antonino), além do grande teatro romano, hoje usado para o Festival de Verão de Cartago.

Ruínas

Outro atrativo importante nos arredores de Tunis é o Museu de Bardo. O local era um palácio construído no século 13 com uma arquitetura tipicamente árabe. Com o domínio romano, é um dos únicos museus no país com artigos tanto da era cristã (romana) como da era árabe (islâmica).

No caminho para Kairouan, cidade interiorana, encontra-se mais duas ruínas romanas impressionantes. A partir do Monte Palatino já se tem a visão esplendorosa do Fórum Romano, com templos dedicados a vários deuses como Saturno (o mais preservado) e Minerva. A outra construção impressionante é o El Djem, um anfiteatro romano muito parecido com o Coliseu de Roma.

Depois de tanta história, você não vai passar fome na Tunísia. Azeitonas, alcaparras, atum e alho não faltam na maioria dos pratos. Apesar do frango e dos peixes, o prato preferido ali é à base de carne de cordeiro. Para beber, experimente o chá com menta. O café é forte e açucarado.

Como ir

É necessário tomar vacina para febre amarela caso não o tenha feito nos últimos dez anos. As saídas para o país são no meio do ano, verão tunisiano. Os preços estão sujeitos a alterações.

Terramundi
Pacote de dez dias e sete noites passando por Tunis, Hammamet, Sousse, Sfax, Djerba, Tozeur, Kairouan, Sbeitla e Cartago. A partir de US$ 1.990,00 em acomodação dupla. Inclui passagens aéreas, hospedagem com café da manhã, traslados, passeios, 12 refeições.


Atualizado em 6 Set 2011.