Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Escolas de circo

Aulas de equilibrismo, malabares e até de como se tornar um bom palhaço são ministradas em escolas dedicadas a ensinar a arte circense.



Magia, diversão, habilidade e bom-humor. As características descritas preenchem muito bem a rotina de quem está ligado ao mundo circense. Acrobatas, equilibristas e palhaços interagem com o mundo atual, oferecendo desde workshops para altos executivos até ministrando aulas para públicos de todas as faixas etárias. O Guia da Semana mostra algumas escolas que realizam esses trabalhos.

São Paulo

Galpão do circo - Fundada em 1997, o Galpão do Circo oferece diversos ensinamentos sobre a arte circense, com aulas e cursos regulares. Atualmente, é considerada a escola com maior número de alunos - atualmente são 400 pessoas de várias idades matriculadas.
 
Entre as aulas oferecidas, estão as de Tecido e Trapézio, Acrobacia, Acrobalance, Palhaço, Malabares, Iniciação ao circo, Circo para adolescentes - 13 a 16 anos, Circo para Pré-Adolescentes - 10 a 12 anos e Circo para crianças - 6 a 9 anos.

Endereço: Rua Girassol, 323 - Vila Madalena
Telefone: (11) 3812-1676

Academia Brasileira de Circo - Formada por profissionais que fizeram parte do Circo Spacial, a Academia Brasileira de Circo foi fundada em 2004 e tem como principal objetivo oferecer aulas divertidas e descontraídas, mostrando o que a arte circense pode proporcionar a qualquer tipo de público.

As aulas são ministradas por professores de educação física ou artistas circenses com grande experiência didática. Entre os cursos, Acrobacias de solo, Figuras - onde são formadas as pirâmides humanas, Ginástica de Trampolim, Malabares, Contorção - onde a flexibilidade é explorada, Trapézio simples, Doube Trapézio, etc.

Endereço: Avenida Nicolas Boer, 120 - Barra Funda
Telefone: (11) 2076 0087

Rio de Janeiro

CIC - Centro Interativo de Circo - Localizado na tradicional Rua dos Arcos, no bairro da Lapa, o Centro Interativo de Circo garante o acesso gratuito à comunidade carioca à cultura circense e outros ensinamentos.

Por meio de oficinas, palestras, cursos, espetáculos entre outras atividades, os visitantes se divertem com encontros de Malabares - sempre as segundas, Rádio Comunitária, Informática, Rally Circo, Graffiti, etc.

Endereço: Rua dos Arcos, 24 - Lapa
Telefone: (21) 2210-3324

Belo Horizonte

Circo Spasso - Criada em 98, A Spasso Escola Popular de Circo nasceu com o objetivo de se tornar referência da arte circense em Minas Gerais. O espaço oferece cursos livres voltados para a profissionalização, além de aulas voltadas para todas as idades.

Entre os cursos livres, o aluno pode escolher entre Acrobacia aérea, que se divide em tecido acrobático, trapézio fixo, lira e corda indiana; acrobacia de solo e oficinas de circo infantil e adulto, que ensinam as técnicas básicas de acrobacia de solo, aérea, malabarismo e equilibrismo.

Endereço: Avenida Francisco Sá, 16 - Bairro Prado - Belo Horizonte
Telefone: (31) 3275-1205 ; (31) 3275-2690

Curitiba

Trip Circo - Fundada em 98, a Trip Circo realiza atividades voltadas para o mundo circense, explorando desde atividades em empresas através de interações e oficinas para os funcionários até a Trip Circo Escola Experimental, que passeia por inúmeras modalidades do circo, ensinando e interagindo com o aluno.

Entre os cursos ministrados, aulas de malabares, equilíbrio - perna de pau, bola, rola-rola -, aéreo - trapézio fixo, lira e tecido acrobático, acrobacias - parada de mãos, acrobalance, acrobacias de solo e cama elástica, além de aulas para palhaço.
 
Endereço:Avenida Sete de Setembro, 2618 - Centro - Curitiba
Telefone: (41) 3018-8430

Foto: Wikipedia

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo