Guia da Semana

Arte: Fernando Kazuo



Sabe-se, tradicionalmente, que as férias de inverno não são tão esperadas e comemoradas quanto as de verão. Seja pela estação fria ou pela visão de mais seis meses do ano pela frente. Mas, há quem opte por tirar mesmo que uns poucos dias de folga nesse período, como que para recarregar as energias em doses homeopáticas ao longo do ano e (re) começar o segundo semestre com novo pique.

E isso faz muito bem, de acordo com especialistas do comportamento humano. Um estudo publicado há alguns anos no Journal of Occupation Medicine (sobre medicina ocupacional e qualidade de vida), dos Estados Unidos, mostrou que quem nunca tira férias ou não consegue se desligar do trabalho, em momentos que deveriam ser de lazer, tem 60% de chance de ficar doente.

Então, não perca a oportunidade de descansar! Se todos da família conseguem tirar férias juntos, perfeito. Basta pensar em um pacote de viagens, para perto ou longe, e levar a trupe toda para um passeio diferente. Há um leque imenso de cidades à espera de famílias inteiras em busca de diversão e relaxamento.

Mas, se nem tudo é perfeito e os pais não conseguem conciliar suas férias com as dos filhos, o jeito é pensar em passatempos diferentes para os pequenos. Acampamentos infantis, recheados de atividades ao longo de todo o dia, mostram-se como uma opção cada vez mais comum. Outra alternativa é reservar um final de semana e se mandar para um hotel fazenda, onde a ideia principal é estreitar os laços com a natureza.

Do modelo de família mais tradicional aos casais sem filhos, o que todos querem são opções para se divertir e passar um tempo agradável. Pensando nisso, o Guia da Semana foi pesquisar os mais diferentes destinos - dentro e fora do Brasil - para que você só tenha o trabalho de escolher a cidade que mais tem a ver com o seu perfil, e arrumar as malas.

Boa viagem!


Acampamentos
Hotéis fazenda

Atualizado em 6 Set 2011.