Guia da Semana

Foto: www.gramado.rs.gov.br
Gramado, no Rio Grande do Sul; um dos destinos mais charmosos do país.

O inverno chegou e, com ele, todo o charme típico da estação. É hora de tirar os casacos, cachecóis, luvas e gorros do armário e se mandar para um dos destinos selecionados pelo Guia da Semana. São opções para todos os gostos, da badalada Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, até a religiosa e mística São Miguel das Missões, nos pampas gaúchos. Escolha seu destino, reserve seu chalé, faça suas malas e boa viagem!

São Paulo
Campos do Jordão: Bons restaurantes, casas noturnas, além do aclamado Festival de Inverno mostram porque a cidade é o principal destino de turistas que buscam por requinte e sofisticação.

Santo Antônio do Pinhal: Vizinha de Campos, a cidade de ar bucólico é uma alternativa para quem procura por tranqüilidade. O roteiro vai de passeio de bondinho a esportes radicais.

Paranapiacaba: Imagine uma estação ferroviária, construída por ingleses, perdida no meio da serra. A 60 quilômetros de São Paulo, a vila é um museu aberto da antiga Santos-Jundiaí.

Serra Negra: Famosa por suas fontes hidrominerais de propriedades medicinais, a estância na Serra da Mantiqueira oferece, além de aconchego, diversas malharias com preços convidativos.

Rio de Janeiro
Petrópolis: Menina dos olhos de D. Pedro I, a cidade abrigou notáveis como o aviador Santos Dumont. Pelas suas ruas, o charme dos palácios se mistura ao colorido da região serrana.

Nova Friburgo: Além de capital nacional da lingerie, a cidade reúne trilhas, cachoeiras e montanhas à arquitetura e gastronomia européia, herança dos colonos suíços e alemães.

Rio Grande do Sul
Gramado: Casas em estilo enxaimel e hortências atribuem toda a delicadeza para transformar o palco do mais importante festival de cinema brasileiro em uma localidade super charmosa.

Canela: Com frio intenso, cidade mostra aos turistas que no inverno brasileiro tem neve sim! A cidade apresenta seus inúmeros parques de beleza natural que atraem a atenção dos visitantes.

São Miguel das Missões: Interessado em conhecer a história das Missões dos Jesuítas no Brasil? Este é o destino! O sítio arqueológico foi tombado Patrimônio Histórico pela Unesco em 1983.

Paraná
Curitiba: Famosa por suas soluções urbanas, a capital paranaense oferece passeios por parques de primeiro mundo, espaços de arquitetura destacável, além de vida cultural agitada.

Santa Catarina
São Joaquim: Situada a 1,300 metros de altitude, cidade mais fria do Brasil reúne paisagens congelantes, parque com xaxins de origem pré-histórica, além de maças e vinhos de dar água na boca.

Joinville: Conhecida como a cidade dos príncipes, das flores, da dança e das bicicletas, a terceira maior cidade do sul do país mescla as belezas da colonização alemã às águas da Baía da Babitonga.

Minas Gerais
Monte Verde: Localizada no extremo sul de Minas, o distrito de Camamducaia é frequentado principalmente por casais românticos em busca de refúgio para passar alguns dias ou lua-de-mel.

Atualizado em 6 Set 2011.