Guia da Semana

Em Ilhabela, o ditado se concretiza: de fato, nessas areias, o sol nasceu para todos. Que o digam os iatistas, velejadores, pescadores e mergulhadores que visitam este arquipélago. Cada um tem seu cantinho especial na geografia acidentada do balneário. Tripulações bronzeadas lotam a cidade no mês de julho, quando ocorre a Semana da Vela. A infra-estrutura do Yacht Club de Ilhabela deixa todos os amantes do mar satisfeitos. Além da competição, o clube promove passeios para quem não tem barco. Alguns hotéis dispõem de escunas, lanchas e veleiros para os hóspedes.

A diversão está prometida também no fundo do mar. Na Ilha das Cabras, a mais próxima do centro de Ilhabela, está protegida como um santuário ecológico. Boa visibilidade o ano todo e fácil acesso são as principais características desse refúgio natural. É possível visitá-la a partir da praia de Pedras Miúdas, numa travessia a nado de apenas cinqüenta metros.

A pesca esportiva não poderia ficar de fora. Experientes caiçaras lançam suas linhas em busca da garoupa e outros peixes que povoam as águas de Ilhabela. Nas águas azuis em alto mar é possível encontrar o marlim azul, que chega a atingir quinhentos quilos. Em função da raridade dos marlins, sua pesca é controlada. Nas competições esses peixes são marcados e devolvidos ao mar com vida.

Quem prefere não se arriscar no mar e se agarrar à terra firme, a boa dica são as inúmeras trilhas do balneário. A da Água Branca, única com infra-estrutura implantada pelo Parque Estadual de Ilhabela, tem ao longo de seu trajeto identificação das árvores e pontos de descanso com mesas e cadeiras para lanches. Fácil de ser percorrida, pode ser vencida entre quarenta minutos e uma hora. Como atrações o turista encontrará duas belas cachoeiras e piscinas naturais. O acesso à trilha se dá pela estrada dos Castelhanos, na altura do km 7.

Serviço:
Gringo Turismo
Avenida Manoel Teixeira, 1.983, São Sebastião
Fone: (12) 3862-1748

Cia. do Mar
Fone: (12) 3887-6477

Leia também:

Onde ficar: vinte hotéis, cinqüenta pousadas e três campings fazem deste arquipélago um recanto diversificado; bom para turistas endinheirados e para os menos abonados. Há uma opção em cada praia. Confira!

Onde comer: a tradição caiçara permanece no cardápio dos restaurantes de Ilhabela. Entre os pratos mais consumidos pelos turistas está o peixe com banana. Confira alguns endereços para degustar esta delícia.

  • Ilhabela
  • Guia de verão - outras cidades
  • Atualizado em 6 Set 2011.