Guia da Semana



Segundo dados do IBGE, existem aproximadamente 24,6 milhões de pessoas no Brasil com algum tipo de deficiência ou incapacidade, o que representa quase 15% da população total de nosso país. Esse dado significa que o investimento para proporcionar acessibilidade para estas pessoas pode se transformar em um grande nicho de mercado.

Em parceria com o Ministério do Turismo, a cidade de Socorro, no interior paulista, está com o projeto Socorro Acessível, que visa adequar acessos e atividades da cidade, além de estabelecimentos comerciais e a rede hoteleira. Em dois anos de projeto, foram investidos quase R$ 2 milhões em obras de infraestrutura turística, cursos de atendimento a turistas portadores de deficiência, além de adaptações e equipamentos especiais.

Esse trabalho fez com que a estância hidromineral fosse eleita como destino-modelo em Aventura Especial no Brasil. Outras cidades realizam esses serviços. Abaixo seguem dicas de destinos e o que é oferecido para o turista.

Socorro

Parque dos Sonhos - Reúne árvores, rios, cachoeiras e montanhas. Estruturas integradas para a prática de esportes de aventura. O projeto Aventureiros Especiais, liderado pela ONG Aventura especial, aconteceu no Parque dos Sonhos em dezembro de 2008, quando um grupo de dez pessoas portadoras de necessidades especiais realizou atividades como rafting e bóia-cross.
Telefone: (19) 3955-2870

Rios de Aventura - Especializada em rafting, se tornou a maior operadora deste esporte na cidade. Os instrutores são certificados e oferecem a maior segurança ao usuário portador de deficiência física.

Brotas

Ecoação - Esta agência é completamente adaptada ao cadeirante. Entre as atividades prestadas, estão o rafting, o kayak fun, boia-cross, hidrospeed, canyonismo e acqua ride. (14) 3653-8040 / (14) 3653-8188

Ilhabela

Maremar - Oferece todos os esportes de aventuras da Ilha. Em sua base, tem atividades de escalada e tirolesa com estrutura capaz de atender as necessidades de quem possui necessidades especiais.

Foto: Divulgação.

Atualizado em 6 Set 2011.