Foto: Getty Images |
![]() |
Quando se programa uma viagem e tudo é colocado na ponta do lápis, muitas vezes o que mais pesa é a hospedagem. Você consegue a passagem mais barata da madrugada, descobre as maiores pechinchas de restaurantes na região, se vira pra entender como funciona a malha de transporte público, mas nem sempre consegue um preço bom para se hospedar - especialmente se estivermos falando da alta temporada.
A velha opção - completando 100 anos em 2009 - é o albergue, os mundialmente conhecidos Hostels. A Hostelling International, maior operadora de albergues do mundo, conta com mais de quatro mil hospedarias associadas e declara-se sem fins lucrativos. Já é, sem dúvida alguma, uma excelente opção para quem quer gastar menos, além de toda a filosofia por trás do conceito de hospedagem coletiva, que visa a integração dos povos e - quase - nunca decepciona, apesar de ainda sofrer certo preconceito no Brasil pela falta de intimidade cultural com estes conceitos.
Mas, para aqueles com espírito mais aventureiro ainda, menos grana no bolso e mais vontade de se integrar a novas formas de se ver a vida, surge fortemente uma nova tendência: o CouchSurfing ou algo como Surfando no Sofá em tradução literal. O grupo vem crescendo cada vez mais no Brasil e no mundo. Com base solidificada na internet, a ideia é simples: Você oferece o sofá da sua casa para qualquer pessoa no mundo e pode se utilizar do sofá de alguém quando quiser.
É evidente que eles têm algumas regrinhas e boas sacadas pra que esta escolha não seja tão aleatória. Cada usuário da comunidade tem um perfil na internet e deixa claro alguns aspectos de sua personalidade, além de comentários de pessoas que já se utilizaram de sua hospitalidade. Diz se o seu sofá está disponível para qualquer um a qualquer hora ou se você é um pouco mais reservado, por exemplo. O melhor de tudo é que ninguém é obrigado a nada - a não ser ter bom senso - e a sensação de integração é muito grande. Toda a missão desta verdadeira filosofia do viajante moderno é o que move o grupo a conhecer mais gente, promovendo eventuais festas para agregar cada vez mais, e aumentar a rede, o entendimento e respeito mútuo por todo o mundo.
Hoje, com quase 1,5 milhão de "surfers" - tendo a esmagadora maioria de 18 a 29 anos - o CouchSurfing convida a todos para conhecer mais, respeitar mais, integrar mais, tolerar mais, doar mais, por muito menos. Em tempos de consciência coletiva, nasce uma excelente oportunidade de ser, também, um turista melhor.

O que faz: Turismólogo-Blogueiro.
Pecado Gastronômico: Bolos, tortas e afins!
Melhor lugar do mundo: Montmatre.
Fale com ele: victtorgs @hotmail.com ou acesse seu blog.
Atualizado em 6 Set 2011.