Guia da Semana



O conceito de reprodução artística muitas vezes está associado à realização de pinturas, gravuras, fotografias, dentre outras manifestações plásticas. Contudo, uma das mais fascinantes criações do âmbito das artes pode ser apreciada em salas dos museus de cera, localizados em diferentes lugares do mundo, cujos trabalhos abrangem a noção de realidade a uma experiência corporal e não somente visual.

As obras, que impressionam por sua minúcia, perfeição e realismo, retratam figuras históricas, personalidades de diferentes universos, além de inúmeras espécies de animais.

Pesquisas apontam que os primeiros museus de cera surgiram, no fim do século XVIII, como atrações para um crescente público ávido por trabalhos mais próximos da realidade.



Na cidade de Londres está situado um dos mais antigos e importantes espaços reservados a este tipo de trabalho. Fundado em 1835, o Museu de cera Madame Tussaud já recebeu, aproximadamente, 500 milhões de visitas, reunindo estátuas de celebridades do mundo do cinema, música, política, religião, esportes, ciências e etc.

Dentre as esculturas que mais despertam os olhares do público, notam-se as réplicas de Marilyn Monroe, Nicole Kidman, James Dean, Woop Goldbergh, , Elvis Presley, Michael Jackson, Beatles, Amy Winehouse, Justin Timberlake, Beyounce, Pablo Picasso, Vincent Van Gogh, William Shakespeare, Albert Einstein, Dalai Lama, Papa João Paulo II, Fidel Castro, Barack Obama, David Beckham, Tony Hawk, Lance Armstrong, além dos brasileiros Ayrton Senna, Ronaldo Nazário e Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, entre tantos outros.



Em meio às inúmeras estátuas já produzidas, atualmente, o Museu Madame Tussaud abriga exposições em espaços espalhados por diferentes países como Amsterdam, Berlin, Hollywood, Hong Kong, Las Vegas, Nova York, Shangai e Washington.

Entretanto, por todo o mundo é possível fazer visita às peças de cera em outras exposições, como na Espanha, onde estão instalados o museus de Madri e Barcelona. Há também o Museu Grevín, na França; o Museu Nacional de Cera, na Irlanda; o Panoptikum Hamburg, na Alemanha; o Museu de Cera de Fátima, em Portugal, e os Museus de Cera de Hollywood e Cidade do México, além de outros espaços.

No Brasil, registros revelam que o único museu de cera em atividade encontra-se na cidade de São Roque, interior do estado de São Paulo. Construído em 1988, o local reúne réplicas de 54 personagens da história nacional e outras figuras, onde se destacam as estátuas de Pedro Álvares Cabral, Carlota Joaquina, D.João VI, Castro Alves, Lampião, Tiradentes, Getúlio Vargas e demais produções.

Atualizado em 6 Set 2011.