Guia da Semana
Turismo
Por Redação Guia da Semana

Estilo Mooca de ser

Em constante mudança, o tradicional bairro paulistano se destaca por sua rica história, influenciada pela imigração italiana, e pela pungente veia comercial.

Considerado um dos bairros que mais exprime as características da cidade de São Paulo, a Mooca reúne dois fatores importantíssimos para se viver bem: infraestrutura moderna e a preservação do estilo residencial e familiar. A região guarda a nostalgia das construções e da cultura dos imigrantes - principalmente italianos - aliada às inovações tecnológicas, que acompanharam as transformações da região para se tornar o atual polo comercial e industrial da capital paulista.

A trajetória da Mooca está intimamente ligada à história da cidade de São Paulo: são apenas dois anos de diferença na fundação de ambas. Este ano, o bairro completa 455 anos no dia 17 de agosto, colecionando inúmeras curiosidades e costumes. Essa característica se apresenta já no nome do bairro, que é originário do Tupi Guarani e tem dois significados: moo-ka quer dizer ares amenos, secos e sadios; e moo-oca é sinônimo de fazer casa.

Situada na zona leste da cidade, a Mooca foi erguida às margens do rio Tamanduateí, nas proximidades das ferrovias São Paulo Railway (Santos-Jundiaí) e da Estrada de Ferro do Norte. Este último, aliás, é o trecho paulista da Central do Brasil. Sua localização favoreceu a chegada dos imigrantes, que vinham pelo Porto de Santos e também foi fator decisivo para a expansão da industrial local.

Aos poucos, sítios e chácaras deram espaço para grandes galpões de fábricas e usinas. Essas mudanças trouxeram também um espaço residencial para os operários, que comumente habitavam as casas geminadas - uma moradia construída 'grudada' em outra -, herança europeia ainda presente nas ruas do bairro.

Fotos: Divulgação
Museu do Imigrante, uma das principais atrações do bairro



Em 1883, surgiram as primeiras instalações de indústrias alimentícias, como Carolina Gallo, Rosádia Mello e Romanelli. Já em 1891, a Cia. Antártica Paulista foi fundada pelo casal Antônio e Helena Zerrener. Desse momento em diante, cresceu o número de fábricas como as destacadas no quadro abaixo.

 Indústria  Fundação
 Cervejaria Bavária  1892
 Fiação e Tecelagem Mooca  1897
 Companhia de Calçados Clark Limitada  1904
 São Paulo Alpargatas S.A.  1907
 Grandes Moinhos Gamba  1910
Companhia União dos Refinadores  1910
 Fundição Brasil  1927
 Lorenzetti  1923
 Frigorífico Anglo  1924
 Máquinas Piratininga  1935
 Johnson & Johnson  1933


A partir de 1876, a elite paulistana começou a frequentar as ruas da Mooca, motivada pela inauguração do Joquey Club de São Paulo. O local era imponente e tinha estrutura para comportar mais de 1.200 pessoas em suas arquibancadas. A alta sociedade do café vinha do Centro para fazer grandes apostas no Clube Paulista de Corridas de Cavalos; para facilitar o tráfego dos apostadores, foi criada a linha de bonde Mooca-Centro, movida por tração animal. Hoje, o antigo prédio abriga a Administração Regional da Mooca.

Mas a gastronomia também faz parte dessa história, com destaque para as tradicionalíssimas cantinas italianas, que presenteiam os moradores locais e os visitantes com as mais saborosas receitas trazidas pelos imigrantes. A culinária da Mooca preserva preservar o gostinho de comida caseira das legítimas mammas italianas, com as massas feitas artesanalmente.

Viver na Mooca é desfrutar de uma cultura singular. Mais do que o típico sotaque, o local abriga um estado de espírito peculiar, alegre e acolhedor, com jeitão das melhores cidades interioranas para se viver, trabalhar e morar.


Atualizado em 13 Set 2011.

Mais notícias

Chuva de meteoros será visível na noite desta quarta-feira

Turismo

Brasil estreia contra a Suíça na Copa do Mundo de 2018; jogo será no dia 17 de junho

Turismo

Agora você pode comprar passagens de ônibus no Guia da Semana – e pelo melhor preço!

Turismo

Hotéis Mercure oferecem descontos a seus hóspedes em ingressos de espetáculos dos teatros ‘Bradesco’ e ‘Opus’; saiba mais

Turismo

Disney divulga primeiras imagens do parque do Star Wars

Turismo

5 opções de hospedagens para quem vai curtir o Rock In Rio 2017

Turismo