Guia da Semana



Com mais de 1.600 quilômetros de patrimônio natural, cercado por montanhas, grutas, cachoeiras e belas paisagens, a Estrada Real é um ótimo roteiro para os turistas dispostos a passear pela história do Brasil na exuberante paisagem das montanhas de Minas Gerais, seja a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro.

Na época do Brasil Colônia, Estrada Real eram as rotas terrestres utilizadas para a exploração econômica dos recursos regionais. Em Minas Gerais, entre os séculos 17 e 19, o caminho ligava a antiga Vila Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty. Mais tarde, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco, atual Diamantina.

Hoje a interligação das mais belas paisagens de Minas Gerais passa por cidades históricas e alguns lugares que não podem deixar de ser visitados. Um deles é a Cachoeira do Carvalho, localizada na área rural de Carvalho, com nascentes nas encostas das montanhas e corredeiras ao longo do caminho. A Cachoeira Ribeirão do Caxambu, no distrito de Padre Pinto e a Cachoeira do Talho Aberto, em Morro Agudo, também são ótimos passeios naturais.

Foto: Site Estrada Real

Atualizado em 6 Set 2011.