Guia da Semana

Foto: Arquivo Pessoal

Sempre comento que acho muito bom se perder, de vez em quando, por estradinhas no interior, que nos obriga a trilhar caminhos inéditos e descobrir coisas fora dos rumos mais óbvios.
Foi o que fizemos quando viajamos para Toscana. Depois de passar alguns dias em Florença, saímos de carro sem muito destino estabelecido. Simplesmente fomos em direção a San Gimignano, pela estrada do Chianti (vinho famoso da região) e confesso pra vocês que se não tivéssemos chegado a lugar nenhum só a paisagem do caminho já teria valido a viagem.

Uma beleza bucólica que traz muita paz, sem a loucura e o stress das cidades grandes, com pequenas Osterias, onde podemos provar o melhor da culinária genuinamente italiana: uma massa com molho vermelho e a famosa Bisteca Fiorentina, regado, é claro, a um bom Chianti.

E foi então que avistamos o alto San Gimignano, também conhecido como a "Manhatan da idade média", por sua quantidade de torres.

E é nestas horas que enfatizo a importância de ter um bom guia de viagem em mãos, pois foi quando o saquei e escolhi um hotel bem localizado. Liguei perguntando se havia lugar e como fazer para chegar, onde estacionar (detalhe importante, pois na maioria destas cidadezinhas medievais não é possível entrar com o carro dentro das muralhas). A italiana que me atendeu foi muito gentil e nos explicou tudinho.

Ficamos no Hotel La Cisterna, que fica na praça principal de San Gimignano. Fica como uma indicação, pois, além de ser bem localizado, os quartos dão para o vale com uma vista privilegiada.

San Gimignano é uma viagem no tempo, pois as coisas aqui pouco mudaram desde os tempos remotos em que a peste negra dizimou quase 1/3 da população europeia. Caminhamos por suas ruelas estreitas, com casas todas de pedra e conhecemos a igreja românica do século XII. Uma excelente experiência.

Na cidade, o moderno e o antigo convivem tranquilamente. Mesmo sendo medieval, longe de qualquer centro urbano moderno, três amigos decidiram abrir a Galleria Continua, em um cinema dos anos 50.

Isso aconteceu em 1990, e hoje a Galleria é muito famosa e tem em seu portifólio artistas do calibri de Anish Kapoor. Eles promovem muitas exposições que são badaladíssimas. Segundo um dos seus fundadores a escolha de SG para sediar uma galeria de arte contemporânea, no coração da Toscana, foi porque "San Gimignano, é um lugar carregado de história, atemporal, magnífico. Novas possibilidades de diálogo e de simbiose puderam nascer dentro do universo rural, industrial, local e global, entre a arte de ontem e de hoje".

Tivemos a sorte de estar lá bem na noite de uma vernissage e foi muito interessante. A temática era o Oriente Médio e tinham outras instalações com jogos de espelhos, tudo isso dentro de um antigo cinema. Aconselho a visita!

Nessa nossa viagem, ainda fomos até Montepulciano, que possui as mesmas características medievais de SG, passando sempre por antigas fortificações e belas paisagens.

Minha última dica: não pensem que só a Toscana tem paisagens lindas. A região da Úmbria, que fica um pouco mais para o sudeste no mapa, é belíssima e tem cidadezinhas como Assis, Orvieto, que são imperdíveis!

Leia a coluna anterior de Clarisse Zanetello:

Paisagens lindas - parte 2

Paisagens lindas

Em um domingo...

Quem é a colunista:Clarisse Zanetello Linhares.

O que faz: Professora de História da Arte.

Pecado Gastronômico: massa com molho vermelho.

Melhor lugar do mundo: Esta é muito difícil, olhem o blog e escolham!.

Fale com ela: Clarisselin@terra.com.br ou acesse seu blog Viajando com Arte.

Atualizado em 6 Set 2011.