Guia da Semana

Os zoológicos são verdadeiras ilhas nas cidades onde estão instalados, ainda mais quando se localizam em grandes centros urbanos. Para os aficionados por animais silvestres, o Guia da Semana preparou um roteiro com alguns dos melhores zôos brasileiros e as suas principais atrações.

São Paulo
Foto: Getty Image


Com mais de 3 mil animais espalhados por uma área de 80 mil metros quadrados de mata atlântica, o Zoológico de São Paulo está entre os maiores do mundo. Devido ao tamanho do local, é praticamente impossível visitá-lo por inteiro e observar todos os bichos em um só dia. Uma dica é traçar um roteiro com as principais atrações e ir com o passeio já programado.

Desde 2003, a principal atração do lugar tem sido o Passeio Noturno. Durante o percurso, é possível ver bem de perto animais como hipopótamos, tamanduás-bandeira, onças, lobos, leões e um casal de tigres brancos que é a mais nova sensação do zôo. E o melhor de tudo é que os animais estão acordados e interagindo com as atividades que têm por objetivo fazer com que os bichos desenvolvam comportamentos mais naturais. Tudo isso torna o passeio ainda mais interessante.

Porto Alegre
Foto: Getty Image


Distante 30 quilômetro do centro da capital gaúcha, o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul abriga mais de 2 mil animais nativos e exóticos de 182 espécies entre aves, mamíferos, répteis e peixes. Apesar da vasta área de mata preservada, o local, que foi inaugurado em 1962, conta com uma ampla infraestrutura para os visitantes, com churrasqueiras e um restaurante com playground para as crianças.

Entre as principais atrações estão as girafas, os rinocerontes brancos e, o que mais chama a atenção do público, o casal de chimpanzés que no início do ano deu à luz um filhote chamado Sudão.

Rio de Janeiro
Foto: Getty Image


Inaugurado em março de 1945, o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro conta com mais de 2,1 mil animais de 400 espécies espalhados por seus 138 mil metros quadrados. Por lá, o público pode observar girafas, lobos-marinhos, orangotangos e aves de rapina como os condores e a harpia. Além disso, há o aquário onde mora a tarataruga marinha gigante. Mas a área mais disputada do zoo é sem dúvida a dos felinos, onde estão as onças-pintadas, jaguatiricas e, os que mais despertam o interesse do público, os leões do Himalaia e os tigres siberianos.

O Jardim Zoológico do Rio também conta restaurante, sorveteria, biblioteca, anfiteatro e uma boutique com grife exclusiva. Para os que querem conhecer a fundo o local, há a opção de visitas guiadas.

Belo Horizonte
Foto: Divulgação


Considerada a segunda maior reserva de área verde da capital mineira, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte abriga o Jardim Zoológico da cidade. Com mais de mil animais de 220 espécies vindas de paises asiáticos, africanos, europeus e americanos, o espaço conserva 144 hectares de mata do cerrado e conta, entre outras atrações, com um borboletário que mostra o ciclo de vida das borboletas.

Além disso, o local inaugurou o maior aquário temático do país, o São Francisco, que é dedicado ao rio homônimo e exibe mais de 1,2 mil peixes distribuídos em seus 22 tanques. A "réplica" do Velho Chico rouba a cena e é desde a sua inauguração -em março deste ano - a principal atração do Jardim Zoológico belo-horizontino.

Salvador
Foto: Getty Image


Batizado Zoobotânico Getúlio Vargas, o Zoológico de Salvador foi inaugurado em 1958 e é tido pelos soteropolitanos como um refúgio ecológico e um espaço de lazer bem na região central da cidade. Com uma área verde de aproximadamente 250 mil metros quadrados, o espaço é um centro de referência para pesquisas de fauna e flora.

Entre as atrações do zôo, estão leões africanos, tigres, macacos-prego-do-peito-amarelo e bugios, jacarés de papo amarelo, veado catingueiro, aves de rapina e os ursos-de-óculos. O setor destes últimos têm sido o mais visitado do zôo por conta dos três filhotes que nasceram no início do mês.


Atualizado em 6 Set 2011.