Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Estrelas dos zôos

Selecionamos alguns dos principais zoológicos brasileiros e suas principais atrações.

Os zoológicos são verdadeiras ilhas nas cidades onde estão instalados, ainda mais quando se localizam em grandes centros urbanos. Para os aficionados por animais silvestres, o Guia da Semana preparou um roteiro com alguns dos melhores zôos brasileiros e as suas principais atrações.

São Paulo
Foto: Getty Image


Com mais de 3 mil animais espalhados por uma área de 80 mil metros quadrados de mata atlântica, o Zoológico de São Paulo está entre os maiores do mundo. Devido ao tamanho do local, é praticamente impossível visitá-lo por inteiro e observar todos os bichos em um só dia. Uma dica é traçar um roteiro com as principais atrações e ir com o passeio já programado.

Desde 2003, a principal atração do lugar tem sido o Passeio Noturno. Durante o percurso, é possível ver bem de perto animais como hipopótamos, tamanduás-bandeira, onças, lobos, leões e um casal de tigres brancos que é a mais nova sensação do zôo. E o melhor de tudo é que os animais estão acordados e interagindo com as atividades que têm por objetivo fazer com que os bichos desenvolvam comportamentos mais naturais. Tudo isso torna o passeio ainda mais interessante.

Porto Alegre
Foto: Getty Image


Distante 30 quilômetro do centro da capital gaúcha, o Parque Zoológico de Sapucaia do Sul abriga mais de 2 mil animais nativos e exóticos de 182 espécies entre aves, mamíferos, répteis e peixes. Apesar da vasta área de mata preservada, o local, que foi inaugurado em 1962, conta com uma ampla infraestrutura para os visitantes, com churrasqueiras e um restaurante com playground para as crianças.

Entre as principais atrações estão as girafas, os rinocerontes brancos e, o que mais chama a atenção do público, o casal de chimpanzés que no início do ano deu à luz um filhote chamado Sudão.

Rio de Janeiro
Foto: Getty Image


Inaugurado em março de 1945, o Jardim Zoológico do Rio de Janeiro conta com mais de 2,1 mil animais de 400 espécies espalhados por seus 138 mil metros quadrados. Por lá, o público pode observar girafas, lobos-marinhos, orangotangos e aves de rapina como os condores e a harpia. Além disso, há o aquário onde mora a tarataruga marinha gigante. Mas a área mais disputada do zoo é sem dúvida a dos felinos, onde estão as onças-pintadas, jaguatiricas e, os que mais despertam o interesse do público, os leões do Himalaia e os tigres siberianos.

O Jardim Zoológico do Rio também conta restaurante, sorveteria, biblioteca, anfiteatro e uma boutique com grife exclusiva. Para os que querem conhecer a fundo o local, há a opção de visitas guiadas.

Belo Horizonte
Foto: Divulgação


Considerada a segunda maior reserva de área verde da capital mineira, a Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte abriga o Jardim Zoológico da cidade. Com mais de mil animais de 220 espécies vindas de paises asiáticos, africanos, europeus e americanos, o espaço conserva 144 hectares de mata do cerrado e conta, entre outras atrações, com um borboletário que mostra o ciclo de vida das borboletas.

Além disso, o local inaugurou o maior aquário temático do país, o São Francisco, que é dedicado ao rio homônimo e exibe mais de 1,2 mil peixes distribuídos em seus 22 tanques. A "réplica" do Velho Chico rouba a cena e é desde a sua inauguração -em março deste ano - a principal atração do Jardim Zoológico belo-horizontino.

Salvador
Foto: Getty Image


Batizado Zoobotânico Getúlio Vargas, o Zoológico de Salvador foi inaugurado em 1958 e é tido pelos soteropolitanos como um refúgio ecológico e um espaço de lazer bem na região central da cidade. Com uma área verde de aproximadamente 250 mil metros quadrados, o espaço é um centro de referência para pesquisas de fauna e flora.

Entre as atrações do zôo, estão leões africanos, tigres, macacos-prego-do-peito-amarelo e bugios, jacarés de papo amarelo, veado catingueiro, aves de rapina e os ursos-de-óculos. O setor destes últimos têm sido o mais visitado do zôo por conta dos três filhotes que nasceram no início do mês.



Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Turismo: 5 destinos brasileiros que serão tendência no 2º semestre de 2021

Viagens

10 lugares da Bahia para conhecer online

Viagens

10 atrações turísticas do Sul do Brasil para ver online

Viagens

10 pontos turísticos do Nordeste brasileiro para ver online

Viagens

10 destinos religiosos ao redor do mundo para ver online

Viagens

6 atrações turísticas em Mykonos, na Grécia, para ver online

Viagens