Guia da Semana

Foto: Divulgação Livraria da Vila / SP

Atividades infantis, tarde de autógrafos, pocket shows e lançamentos de livros: espaços físicos das livrarias são aproveitados para diversas atividades culturais

Com a modernização dos serviços em todas as áreas, o público começou a exigir cada vez mais. A simples prestação já não é suficiente, atualmente é necessário agregar valores ao que é oferecido. Nessa onda, estão inseridas as livrarias. Além de disponibilizarem títulos dos mais variados tipos e gostos, seus espaços físicos acabaram se tornando palco para eventos culturais, como tarde de autógrafos, palestras, eventos infantis e apresentações variadas.

O Guia da Semana elaborou um roteiro de livrarias em algumas capitais brasileiras que trazem eventos culturais em sua programação. Confira unidades, eventos e horário das atividades para escolher aquela de seu agrado.

Belo Horizonte
Livraria Mineiriana - Na capital mineira, a livraria Mineiriana traz atrações variadas para os próximos dias. Às 10h30 deste sábado, 9 de abril, o autor Gustavo Amaral lança seu livro Um Tanto de Prosa.

Em 12 de abril, segunda, a palestrante Ivone Damas traz para a discussão o tema O abismo da Ilusão, Liberdade e Auto-responsabilidade, em mais um evento do círculo de palestras Patchwork.

Brasília
Livraria Cultura - A unidade de Brasília da Livraria Cultura recebe inúmeras atividades para o público. Até 29 de abril, o espaço é palco da exposição Fragmentos de Luz, do fotógrafo e escritor Nelson Carvalho, que homenageia os 50 anos de Brasília com imagens coloridas em uma releitura da capital federal.

A partir das 19h30 de 9 de abril, sexta, tem início a peça teatral Aqueles, que mostra a vida dos protagonistas Tonhão e Marcos, que estão em busca de oportunidades na cidade grande, porém, são marginalizados e não tem coragem de voltar para a terra natal.

A partir das 17h de sábado, 17 de abril, o local recebe pocket show da banda GBB - Geriatric Blues Band, que apresenta o espetáculo City Scenes, um trabalho autoral da banda que homenageia os 50 anos da cidade de Brasília.

Curitiba / Florianópolis
Livraria Curitiba - A partir das 18h desta sexta, 9 de abril, a unidade do Park Shopping Barigui das Livrarias Curitiba recebe os tradicionais clubes de conversação de línguas estrangeiras, onde professores do Centro Europeu ficam à disposição para conversas em inglês, italiano e espanhol.

Na terça, 13 de abril, a partir das 19h30, pocket show do músico Reinaldo Godinho, que apresenta músicas do CD Jogo de Cintura, além do lançamento do seu livro, intitulado Um tempo para Si.

Às 19h30 de quinta, 15 de abril, o músico e médico Augusto Weber realiza um pocket show de lançamento do CD Wahari Lounge, além de participar de um bate-papo sobre a relação entre a música e a medicina.

Livraria Catarinense - Em Floripa, a unidade da Livraria Catarinense do Beiramar Shopping traz aos sábados o projeto Sábado Musical. A partir das 17h30 de 10 de abril, Luciano Postal e Daniel Bez apresentam o show Folk a Dois.

Às 19h30 de 15 de abril, quinta, o local será palco do lançamento do livro Ekos - Momentos em Versos, de Odete Gonçalves. Aos 70 anos, a autora faz uma compilação de todos os seus poemas, onde retrata sua maneira de amar e todos os seus romances.

Recife
A unidade da Livraria Cultura, localizada na Rua Madre de Deus, sem número, recebe em 15 de abril, quinta, às 19h, noite de autógrafos do autor Didha Pereira, que lança o livro A educação informal para o teatro.

Rio de Janeiro
Saraiva Mega Store Shopping Rio Sul - Em 12 de abril, segunda, o espaço recebe o autor Sérgio Lozinsky para o lançamento do livro Implementando Empreendedorismo, a partir das 19h.

Também a partir das 19h da próxima terça, 13 de abril, a livraria Saraiva do Shopping Rio Sul lança o livro Meu Pequeno Botafoguense - Meu Time do Coração, do escritor e ator do humorístico Casseta & Planeta, Helio de La Pena.

São Paulo
Livraria da Vila - Localizada na Rua Fradique Coutinho, 915, a unidade da Vila Madalena da Livraria da Vila recebe palestra de Mirna Grzich neste sábado, 10, das 11h às 13h. O encontro é voltado para o auto-conhecimento, onde através de diálogos, músicas e experiências meditativas, a palestrante conscientiza os participantes a buscar respostas sobre si próprios.

Na quarta, 14 de abril, a partir das 19h, a unidade localizada na Alameda Lorena, 1731, é palco do lançamento dos livros das autoras Isabelle Tuchband e Verenza Matzen, que fazem parte da Série Mulheres e Série Flores.

Às 16h de 17 de abril, sábado, a unidade da Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim recebe atividade infantil com contação de histórias e yoga para os pequenos. Danuza Simonetti explora a atividade física através de divertidas e interessantes histórias.

Livraria Saraiva - A unidade localizada no Shopping Ibirapuera recebe neste sábado, 10 de abril, a partir das 14h, a primeira eliminatória do Campeonato de Guitar Hero 5. Serão três eliminatórias para classificar 12 finalistas, que fazem o grande confronto em 1 de maio, na unidade da Saraiva do Shopping Center Norte. Para participar, é preciso enviar um e-mail para [email protected]. O primeiro colocado ganha um Monitor LG LED LCD 23 polegadas mais um Guitar Hero V.

A unidade do Shopping Santa Cruz recebe em 18 de abril, a partir das 15h, o espetáculo musical Ratos, do grupo Vira Festa, voltado para os pequenos. A peça trata da história de Bernardo, um ratinho que leva uma vida tranquila no campo.

Atualizado em 6 Set 2011.