Guia da Semana

O projeto Expresso Aeroporto e Trem de Guarulhos, destinado a promover com velocidade os deslocamentos de passageiros do Centro de São Paulo a terminais de passageiros do Aeroporto de Guarulhos, teve mais um passo dado com a publicação no Diário Oficial do decreto que estabelece termos para concessão das obras.

Pelo modelo definido, ficará a cargo do futuro concessionário a realização das obras civis brutas da Estação Cecap, da Linha 13-Jade (Trem de Guarulhos), do trecho elevado da via, que parte daquela estação até o ponto de ligação com a Linha 12-Safira, e as demais obras para implantação da Linha 14-Ônix - Expresso Aeroporto.

O critério de julgamento da licitação será o maior valor oferecido em moeda corrente nacional pela concessão a ser pago. O valor da tarifa máxima foi revisto para R$ 35,00, assim como a estimativa de demanda, considerando aspectos como o aumento no percentual de passageiros em conexão de 10% para 15% dos voos do aeroporto internacional de Guarulhos. O concessionário terá 32 anos para operação e até três anos para construção da obra.

Atualizado em 6 Set 2011.