Guia da Semana

Reprodução
A Praia Grande, uma das mais belas da ilha de Marajó

Cercada pelo Atlântico e o Rio Amazonas, a Ilha de Marajó localiza-se no maior arquipélago fluvial do mundo, em uma área de aproximadamente 50 mil km², ao norte do Pará. Conhecido pela ampla criação de búfalos, o destino tem atraído um número cada vez maior de turistas amantes do turismo rural e do ecoturismo, encontrados entre a mata nativa da região, suas praias e hospedagem em fazendas pecuaristas.

Possivelmente o primeiro local avistado pelos navegantes europeus, a ilha também conta com ótimas opções em sua rede de hospedagem e restaurantes de todos os níveis, ao lado de uma rica cultura local, conhecida pela sua produção de artesanatos. Seja para relaxar em uma rede na fazenda, ou sob o sol de belíssimas praias, Marajó é uma parte do Brasil que vale a pena ser descoberta novamente.

Reprodução
A agitada Praia do Pesqueiro, próxima ao centro urbano de Soure

Principais destinos

Entre os municípios locais, duas cidades principais costumam dividir o fluxo de viajantes, oferecendo boas opções de pousadas e restaurantes. São elas: Soure e Salvaterra. A primeira é ideal para quem gosta de aventura de dia e tranquildade à noite. As maiores atrações são as praias, cada uma com atrativos diferentes. A do Pesqueiro é conhecida por reunir dunas em toda a sua extensão. Já Araruana apresenta características mais selvagens, devido à sua proximidade a uma área de mangue. Em seus arredores, encontra-se a Vila do Pesqueiro, famosa pela venda de produtos naturais e artesanato (como a famosa cerâmica marajoara).

Salvaterra, ou "Princesinha do Marajó", como é conhecida, é o menor município da ilha, sendo banhado pelo rio Paracauari e a Baía de Marajó. A curta extensão de terra é compensada pelo cenário natural exuberante, composto por enormes pastos, fazendas de búfalos, florestas, cerrados e riqueza cultural indígena. Além dessas opções, também estão presentes belas praias. Destaque para a Praia Grande, repleta de coqueiros, que abriga um antigo farol aberto para visitas. Tudo dentro de uma boa infraestrutura, que reúne restaurantes, bares, farmácias, padarias, postos de gasolina e agências bancárias.

Turismo rural

Devido à desaceleração da atividade pecuária local, em meados dos anos 80, diversas fazendas abriram suas portas para o turismo rural. Essa mudança terminou tornando-se um dos maiores atrativos de Marajó, oferecendo ao turista a possibilidade de vivenciar o cotidiano local e aproximar-se da cultura paraense, dentro de uma estrutura confortável. Não faltam opções como a Fazenda do Carmo (primeira a oferecer esse serviço), que disponibiliza instalações em suas próprias dependências, com diversos tipos de atividades típicas.

Entre elas, estão passeios no lombo de búfalos, focagem de jacarés, caminhadas na mata, diversos lagos naturais e o melhor de tudo: a culinária caseira de fazenda e o atendimento personalizado dos donos das terras, que compartilham com os hóspedes as histórias e lendas regionais.

Reprodução
Fazendas oferecem passeios em lombos de búfalos

Evite as chuvas

O clima na ilha é predominantemente chuvoso. Os cenários naturais são transformados de seis em seis meses, devido ao alto índice pluviométrico registrado no local. Por isso recomenda-se ir na época da seca, quando se pode realizar os passeios com mais facilidade e curtir toda a diversidade ecológica e biodiversidade de Marajó. A temporada de seca ocorre de junho a janeiro, época mais indicada para explorar a região sem precisar levar a capa de chuva na mala.

Como ir

CVC
Pacote de cinco dias: R$ 1.978,00* por pessoa em apartamento duplo com café da manhã, parte aérea (a partir de São Paulo, traslados, passeios e café da manhã inclusos.Telefone: (11) 5571-2525

Telefone: (11) 5571-2525

Maratur
Pacote de três dias: R$ 355,00* por pessoa em apartamento duplo de pousada, com tralados, passeios e café da manhã inclusos.
Telefone: (91) 2191-8410

*Preços válidos para janeiro de 2009

Atualizado em 6 Set 2011.