Guia da Semana

Foto: Setor de Pesq. e Info. Turística daSecr. de Turismo de Fortaleza
/www.pbase.com/alexUchoa
Feirinha de Artesanado da Beira-Mar, emFortaleza

O Brasil, além de se destacar pelas óbvias belezas naturais, também chama a atenção de turistas pelas inúmeras Feiras de Artesanato espalhadas por todas as regiões. Nelas, os visitantes encontram os mais variados tipos de objetos, acessórios eroupas feitos à mão, e ganham, de quebra, a oportunidade de conhecer um pouco da cultura daquele pedaço do país.

Saiba quais são as feiras tradicionais de algumas das principais capitais:

Em São Paulo, uma das mais procuradas é a Feira Benedito Calixto. Com cerca de 300 expositores, há comercialização de artigos de decoração, além de antiguidades, louças, móveis rústicos e discos de vinis. A feira ocorre todo sábado, no bairro Pinheiros.

No centro da capital pauslita, a Feira da Praça da República é realizada todos os finais de semana e os destaques vão para as pinturas e os desenhos. Alguns artistas criam suas obras na hora, para mostrar como são realizados os trabalhos. Mas, também são encontrados produtos artesanais, como bonecas, bijuterias, roupas e outros artigos. A comida também faz sucesso, como doces, empanadas e churrascos.

Outra muito famosa é a Feira da Liberdade. Com mais de 30 anos de tradição, o foco, além da gastronomia oriental, é o artesanato nipônico. São cerca de 200 expositores, que oferecem bijuterias, luminárias japonesas, bonsais e até peixes de aquário.

Foto: Acervo SpTuris/Fernanda Ascar
Feira Benedito Calixto, em São Paulo

Passando por Minas Gerais, em Belo Horizonte não deixe de visitar a Feira de Arte e Artesanato da Afonso Pena, pois é um dos atrativos turísticos da cidade, pela quantidade de expositores (mais de 3 mil) e pelos trabalhos que estão à venda. A feira começou na Praça da Liberdade, em 1969, mas, como aumentou o número de vendedores, passou para a avenida principal da capital mineira.

Outra famosa feira da cidade é a Feira Nacional de Artesanato, que ocorre em novembro no Expominas. Em 2009, o evento completa 20 anos e, por meio de dança, música, gastronomia e produção artesanal, fará uma homenagem à cultura brasileira, com expositores dos quatro cantos do país.

No sul do país, Porto Alegre realiza todos os domingos o Brique da Redenção. Tradicional na capital gaúcha, a feira é montada na Avenida José Bonifácio, na extensão do Parque Farroupilha. Inaugurada em 1978, teve o nome de Mercado das Pulgas, com cerca de 40 expositores. Hoje, tem mais de 250 expositores, entre artesanato, artes plásticas e gastronomia.

Foto: Belotur
Feira de Artesanato da Afonso Pena, em Belo Horizonte


Já no Rio de Janeiro, de terça a domingo, a Feira Nordestina ou Feira de São Cristóvão toma conta do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. São mais de 600 barracas fixas, espalhadas por ruas, batizadas com nomes de estados e artistas da Região Nordeste. Para quem tem curiosidade de conhecer a cultura e as tradições nordestinas, há tudo nesta feira: desde produtos artesanais até culinária e danças típicas.

Ainda na capital carioca, outra das diversas atrações turísticas da cidade é a Feira Hippie, na Praça General Osório, em Ipanema, realizada todos os domingos. Além de produtos artesanais, o visitante encontra diversos trabalhos de artistas plásticos.

Em Fortaleza, no Ceará, uma das mais tradicionais feiras de artesanato é a Feirinha da Beira-Mar. Formada há mais de 20 anos, o número de expositores é limitado: somente 650 barracas são disponibilizadas para a feira. Os artesãos vendem desde roupas e acessórios até objetos de decoração. Ela é montada na Praia do Meireles, de segunda a sexta, durante todo o ano (exceto no feriado de 7 de setembro, quando há desfile cívico).



Serviço

SÃO PAULO

Feira da Praça BeneditoCalixto
Local:
Praça Benedito Calixto s/n - Pinheiros
Horário: Sábado, 9h às19h.


Feira da Praça da República
Local:
Praça da República, s/n - Centro
Horário: Sábado e domingo,8h às 16h.

Feira da Liberdade
Local:
Praça da Liberdade, s/n - Liberdade
Horário: Sábado e domingo, 8h às 16h.

BELO HORIZONTE

Feira de Arte e Artesanato daAfonso Pena
Local: Avenida Afonso Pena, s/n - Centro.
Horário: Domingo, 8h às 14h.

Feira Nacional de Artesanato
Local:
Expominas - Avenida Amazonas, 6030 - Gameleira.
Data: 24 a 29 de novembro de 2009.
Horário: Terça,das 12h às 22h (aberto somente para lojistas); Quarta a sexta, 14h às22h; sábado, 10h às 22h; domingo, 10h às 21h.


PORTO ALEGRE

Brique da Redenção
Local: Avenida José Bonifácio s/n - Bairro Bom Fim (Parque Farroupilha).
Horário: Domingo, 9h às 17h.


RIO DE JANEIRO

Feira de São Cristóvão
Local:
Campo de São Cristóvão - São Cristóvão.
Horário: Terça a Quinta, 10h às 16h; Sexta, a partir das 10h até as 22h de domingo.
Ingresso: R$ 1,00 (sexta, a partir das 18h e domingo, a partir das 12h).

Feira Hippie de Ipanema
Endereço:
Praça General Osório, s/n (entre as ruas Teixeira de Melo, Visconde de Pirajá e Prudente de Morais) - Ipanema.
Horário: Domingo, 7h às 19h.

FORTALEZA

Feira de Artesanato Beira-Mar
Local:
Avenida Beira-Mar com Avenida Desembargador Moreira (em frente ao Clube Náutico) - Praia do Meireles.
Horário: de segunda a sexta, das 17h às 22h.

Atualizado em 6 Set 2011.