Guia da Semana

Por Douglas Brito

Apesar de ser referência nacional e internacional de planejamento urbano, Curitiba é conhecida também como a capital ecológica do Brasil. São mais ou menos 81 milhões de metros quadrados de área preservada, que podem ser vistos no grande número de parques e praças pela cidade, que oferece uma ótima qualidade de vida a sua população.

Mas se hoje Curitiba é assim, antigamente sobrevivia com a mineração e a agricultura. Mais tarde servia como rota do gado entre São Paulo e Rio Grande do Sul. E só com a chegada dos imigrantes, no fim do século XIX, desencadeou um enorme desenvolvimento na região. Novas etnias, culturas, culinárias chegaram e modificaram o cotidiano da cidade, que começou a tomar o formato que tem atualmente. E finalmente, a partir dos anos 70, enfrentou uma urbanização acelerada, colocando-a entre as capitais mais bonitas e desenvolvidas do país. Se você vai passar algum dos próximos feriados na capital do Paraná, confira algumas sugestões e dicas para aproveitar a folga.


RESTAURANTES
Não há do que reclamar das inúmeras opções gastronômicas de Curitiba. São desde opções requintadas até uma boa pizza.

BARES E CASAS NOTURNAS
Com uma agitada vida noturna, Curitiba não fica para trás quando o assunto é diversão. São bares e festas que agitam a cidade.

EVENTOS
Algumas sugestões de shows, exposições e espetáculos teatrais como, a peça Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues.

PASSEIOS
Famosa pelo grande número de parques e praças, Curitiba também oferece outras opções de Passeios no feriado, como a Linha Turismo.

Atualizado em 6 Set 2011.