Guia da Semana

Por Roberta Nomura

Terra do axé, da preguiça e do acarajé. Cidade do Pelourinho e do Elevador Lacerda. Estereótipos à parte, a capital baiana vai muito além da generalização popular. Agraciada pela Baía de Todos os Santos, Salvador é reduto de lindas praias, ilhas e belas paisagens.

Um dos primeiros lugares a ser povoado no descobrimento do Brasil, o município desempenhou um papel estratégico na defesa e expansão do domínio lusitano entre os séculos XVI e XVIII. A cidade que foi a primeira capital federal, hoje é conhecida por seu carnaval eletrizante.

Os 706 quilômetros quadrados de Salvador podem oferecer muito mais do que música e vatapá. A capital baiana reúne museus, bares, restaurantes, igrejas, praças, lojas de roupas e artesanato, em um único lugar, o Pelourinho. Conheça as razões que trasnformaram a terra natal de Dorival Caymmi em destino certo em qualquer época do ano.

RESTAURANTES
Além do tempero forte e de frutos do mar, servidos pelo Mistura Fina, Salvador possui uma grande diversidade gastronômica.

BARES E CASAS NOTURNAS
Na cidade que vive em clima de festa durante o ano todo, o que não falta é lugar para badalar. O agito está no Miss Modular.

PASSEIOS
Os 50 quilômetros de orla marítima da capital baiana abrigam belas paisagens como a Praia da Barra. Conheça outros pontos turísticos.

Atualizado em 6 Set 2011.