Guia da Semana

Foto: Getty Images


Chega o mês de janeiro e, com ele, as férias. As tão sonhadas férias! O desejo da maioria é viajar, mas nem sempre o orçamento comporta uma viagem, devido às inúmeras contas que se acumulam no início do ano. Por este motivo, muitas pessoas acabam ficando em casa e deixam de curtir o período de férias como gostariam.

No entanto, não viajar não significar deixar de se divertir e aproveitar. Existem muitas possibilidades de lazer na sua própria cidade. As férias podem ser uma excelente oportunidade para se aventurar, descobrir novos lugares, visitar locais que você não vai desde a infância e, finalmente, parar naquele lugar pelo qual você passa todos os dias, mas nunca consegue tempo para conhecer.

Fiz uma coletânea de alternativas de passeios bem simples, mas muito interessantes que podem ser feitos em diversas cidades gastando muito pouco ou nada.


Parques ecológicos:

Os parques ecológicos são uma possibilidade de encontrar a calmaria, aproximar-se da natureza e deixar todo o estresse do ano de trabalho ir embora. Caminhar, andar de bike, fazer um piquenique com a família ou com os amigos e ler um livro embaixo da sombra de uma árvore ao som dos pássaros são algumas das infinitas opções de lazer que os parques oferecem.


Bibliotecas públicas:

Aos que, como eu, são amantes da leitura, as bibliotecas públicas guardam universos inteiros. Uma viagem a mundos fantásticos e desconhecidos: nada mais agradável que mergulhar em um bom livro sem se preocupar com as horas.


Museus:

Existem os mais diversos tipos deles: de história natural, de brinquedos, da música, de artes e ofícios e muitos outros. Pesquise os que existem na sua cidade e escolha o que mais lhe agrada ou desperta a sua curiosidade. Em particular, eu adoro o Museu de Brinquedos, me perco nas lembranças de infância.


Restaurantes e cafés:

Isso mesmo: saia da rotina. Quem disse que passar as férias em casa implica em cozinhar todos os dias? Aventure-se em restaurantes de gastronomia internacional, faça um lanche com algum amigo naquele café que você nunca tem tempo para parar na correria do dia a dia.


Cinema e teatro:

No período de férias, os cinemas e os teatros sempre fazem promoções em dias da semana, como na segunda-feira. Vá ao cinema ou ao teatro, junte amigos ou vá sozinho e curta o momento. Dê boas risadas ou chore um pouquinho sem se importar se alguém está olhando.


Cursos:

As férias também podem render algum aprendizado! O tempo livre pode ser ocupado com aquele curso que você vive adiando ou aquelas aulas de pintura que você sempre pensou em fazer. Diversas escolas oferecem cursos de férias, pensados para atender o público que não irá viajar - além de ser uma oportunidade de se fazer novas amizades.


Sua casa:

Sua casa também pode ser divertida. Você pode organizar um jantar ou uma tarde com os amigos. Assistir a um bom filme, ler livros, tomar aquele banho demorado porque não está atrasado para nada, fazer aquele prato que você adora, e até mesmo se esticar no sofá com um balde de pipoca só para ver a Sessão da Tarde. Reservar um pouquinho de tempo para você pode ser algo muito prazeroso. Afinal, férias é se curtir! Claro, existem muitas outras opções, então monte sua programação e aproveite!

Leia as colunas anteriores de Kéfhane Costa

Réveillon no Brasil

Os encantos de Cocais

Pausa no corre-corre

Quem é a colunista: Kéfhane Costa.

O que faz: Servidora pública.

Pecado gastronômico:
Doces, todos eles.

Melhor lugar do mundo: Onde estiver no momento.

O que está ouvindo no mp3, iPod, carro, rádio: Avenged Sevenfold.

Fale com ela: acesse seu blog ou a siga no twitter (@Kefhane).




Atualizado em 6 Set 2011.