Guia da Semana

As crianças entram em férias escolares e haja criatividade para entreter os pequenos. O período pode ser uma ótima oportunidade para fazer programas diferentes ou apenas curtir praia.

A maioria das famílias costuma frequentar balneários com água calma, que contenha alguma infraestrutura próxima, como Lagoinha, Cachoeira do Bom Jesus, Canasvieiras e Daniela, ao Norte da Ilha, e a Barra da Lagoa, ao leste. Além dessas opções, o Guia da Semana separou outros locais para a criançada se divertir:

Foto: Guto Kuerten/ Agência RBS

Ao ar livre


Em Florianópolis, aproveitar os dias com temperaturas amenas para passear em família pode ser uma ótima escolha. O Parque de Coqueiros conta com pista de cooper, ciclovia e um parque infantil. Já o Parque Ecológico do Córrego Grande é ideal para fazer piquenique e apreciar a natureza dos jardins.


Se a ideia for passar um tempo longo fora de casa, ao sul da Ilha, há caminhadas ecológicas com fácil acesso e banho de lagoa, no Parque Municipal da Lagoa do Peri . O reduto de Mata Atlântica encanta adultos e crianças.


Em Balneário Camboriú, a atração do Unipraias é o passeio de bondinho que liga a Barra Sul à praia de Laranjeiras. O percurso de 3km leva cerca de 30 minutos.


Outra opção característica da estação mais quente do ano são os parques aquáticos. Na Ilha, está o Água Show Park. Há ainda diversas opções em municípios do entorno da capital catarinense, como o Parque Aquático Arco-Íris, que oferece infraestrutura de churrasqueiras, quadras de esporte, lago com pedalinho, além de piscinas e toboáguas para adultos e crianças.


Atividades de aventura


Crianças a partir de 6 anos de idade podem curtir atividades mais radicais, como arvorismo e sandboard na Joaquina, em que se desce as dunas em cima de uma prancha, sentado ou em pé.


A atividade de caminhar entre as árvores é praticada no Engenho Eco Park e no Costão do Santinho. O percurso de 35 minutos a uma hora e meia de arvorismo é feito sobre pontes, tocos e cabos de aço com altura de 3 a 6 metros. As crianças devem estar acompanhadas por um responsável e contam com ajuda de monitores da Ekoeté.


No bairro Rio Tavares, em Florianópolis, há duas modalidades de paintball: o tradicional (para público a partir de 12 anos de idade) e o XPB Laser Tag, que utiliza o equipamento de paintball com gás, ao invés de bolinhas de tinta, e pode ser praticado por crianças com, no mínimo, 6 anos. A partir dessa idade, a X-Perience Paintball Arena oferece ainda o XPB Racer, pista de automodelismo indoor.

Foto: Marcos Porto/ Agência RBS

Parques de diversão


Entre os parques de diversão, o mais completo de Santa Catarina é o Beto Carrero World, em Penha. Com brinquedos para diversas idades, apresentação de musicais e zoológico, o local também atrai adultos.


Na capital catarinense estão o Brinca Mundi e o Playland. Ambos em espaços fechados, são ideais para aproveitar em dias muito quentes ou chuvosos.


Passeios educativos


Apesar das férias escolares, o verão também pode ser aproveitado com atividades educativas. A Biblioteca Barca dos Livros promove contação de histórias e apresentações culturais à beira da Lagoa da Conceição, além de dispor de um acervo enorme de literatura infanto-juvenil.


O Museu do Lixo, aberto para visitantes com agendamento prévio, mostra como é possível reaproveitar o que usamos no dia a dia transformando plástico e papel em obras coloridas. É ainda um incentivo à reflexão sobre o consumo.


Já o Projeto Tamar conta com um centro de visitação na Barra da Lagoa, onde a principal atração são os tanques com diferentes espécies de tartaruga que podem ser alimentadas às 11h30 e às 16h diariamente. Há também um espaço de recreação, com mesa, lápis, giz de cera, desenhos do fundo do mar e recortes de animais marinhos para serem coloridos. Uma exposição permanente de fotos e vídeos despertam a curiosidade dos pequenos.

Atualizado em 6 Set 2011.