Guia da Semana

Foto: Embratur

Em Fernando de Noronha, as praias e baías são divididas em dois tipos: mar-de-dentro, voltadas para o continente do lado do Brasil, e mar-de-fora, enseada voltada para o lado da África. De areias fofas e claras, são banhadas pelo mar límpido e esmeralda do arquipélago, veja mais:

? Mar-de-dentro

De mar tranqüilo a maior parte do ano, é protegida dos ventos pelos morros que a cercam.

Foto: Hans Von Baron
Praia do Porto: também conhecida como Baía do Santo Antônio, tem como principais atrativos o ancoradouro e as ruínas do Forte de Santo Antônio. É a primeira das fortificações da ilha principal e serve de porto para embarcações de pesca e de turismo.


Foto: Hans Von Baron
Praia da Cacimba do Padre: point de surfistas, é uma das maiores praias da ilha em extensão. Sua principal atração maior é a vista para o Morro Dois Irmãos, duas rochas semelhantes. O acesso é feito por trilha a partir da Baía dos Porcos ou da Praia de Quixabinha.


Foto: Hans Von Baron
Praia da Conceição: de fácil acesso, é muito procurada por turistas e está aos pés do Morro do Pico. Cercada por um extenso coqueiral, nas marés altas é indicada para o surfe, já nas baixas, com o mar calmo, é excelente para o mergulho livre.


Foto: Hans Von Baron
Praia do Americano: pequena, é uma das mais desertas do arquipélago, sendo procurada exatamente pela sua privacidade. O acesso é feito por trilha a partir da Praia do Bode ou por caminhada pelas pedras (na maré baixa) a partir da Praia de Boldró.


Foto: Hans Von Baron
Praia do Bode: ganhou este nome por ter em sua área uma rocha cujo formato lembra a feição de um bode e que serve como mirante. De mar calmo e claro, tem bastante psicinas naturais. O acesso é feito por um caminho de pedras.


Foto: Renata Victor e Cecília de Sá
Baía dos Porcos: é considerada a segunda praia mais bonita de Noronha. Pequena, quase sem extensão de areia, é rodeada por pedras que junto com o mar formam piscinas naturais ótimas para ver peixes coloridos e são limitadas por um alto paredão de pedras pretas. A sua frente, o Morro dos Dois Irmãos é a vista.


Foto: Governo de Pernambuco
Praia do Boldró: entre dezembro e março, atrai muitos surfistas por formar ondas que chegam a até 5 metros. Durante o resto do ano, é boa para a prática do mergulho livre, mas não para banhistas. No alto da falésia, tem o Forte de São Pedro do Boldró, que serve de mirante.


Foto: Administração de Noronha
Praia do Cachorro: cercada por recifes e pedras, tem mar calmo a maior parte do ano. Situada abaixo da Fortaleza dos Remédios, possuía uma fonte com a cara de um cachorro, em bronze, o que originou seu nome. Suas atrações são: uma bica de água doce, uma piscina em pedra - Buraco do Galego - e as muralhas do Parque de Sant´Ana.


Foto: Hans Von Baron
Praia do Sancho: considerada por muitos a praia mais bonita do Brasil, é uma baía de águas límpidas e transparentes. Limitada por uma falésia, é isolada, por isso é permitida a parada de embarcações para banho, sem causar danos aos corais. O acesso também pode ser feito por escadas cravadas dentro de uma fenda na rocha ou com escalada a partir da vizinha Baía dos Porcos.


Foto: Governo de Pernambuco
Baía dos Golfinhos: proibida para banhistas, mergulhadores ou surfistas, serve mais como mirante. É o ponto de encontro de centenas dos golfinhos rotadores para o acasalamento, amamentação e descanso, sendo uma das maiores atrações da ilha.

? Mar-de-fora

A enseada é delineada por duas áreas de contemplação e um conjunto de piscinas naturais nas rochas. Costuma ter o mar mais agitado, calmo apenas em alguns pontos cercados por arrecifes. As praias e baías são boas para observação de peixes coloridos, como imensos aquários naturais.

Foto: Renata Victor e Cecília de Sá
Baía Sueste: de acesso controlado, tem mar calmo e de ondas suaves e ao seu redor areia branca, recifes e algas em determinadas épocas do ano. À esquerda, tem as ruínas do Forte de São Joaquim do Sueste e à direita é permitida a prática de mergulho livre. Junto ao mar, há o único mangue em ilha oceânica, uma raridade ecológica.

Foto: Administração de Noronha
Ponta Air France: é o ponto de encontro entre o mar-de-dentro e o mar-de-fora. Região histórica, ganhou este nome pois foi onde se instalaram os franceses na década de 20 para apoiar a aviação. Não é indicada para banho; funciona apenas como mirante para o mar e ilhas secundárias. Entre as atrações, a Associação de Artistas e Artesãos Noronhenses, no chamado "Espaço Cultural Air France".

Foto: Hans Van Baron
Praia de Atalaia: ao seu redor, pedras negras, arrecifes e o Morro do Frade no meio do mar. O cenário delimitado por uma pequena faixa de terra. O acesso é limitado pelo IBAMA, apenas 25 pessoas podem permanecer na praia ao mesmo tempo e durante o dia apenas 100 circulam pela área. As piscinas naturais rasas são boas para a prática do mergulho livre.

Foto: Hans Van Baron
Praia do Leão: por ser reduto ecológico de proteção das tartarugas marinhas, tem acesso controlado permanentemente. As areias muito brancas contrastam com as piscinas naturais formadas pelo mar esmeralda e pelas pedras ao redor. No alto da região, ainda restam evidências construtivas do Forte do Bom Jesus do Leão, com 13 canhões semi-enterrados.


Fernando de Noronha: descubra os segredos e belezas do Arquipélago brasileiro. Saiba mais!



Trilhas e mirantes: Conheça trilhas e mirantes que fazem a cabeça dos turistas em Fernando de Noronha. Saiba mais!



Fotos: Administração de Noronha

Atualizado em 6 Set 2011.