Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Festa brazuca

Brazilian Day reúne 1,5 milhão de brasileiros em Nova Iorque..

Foto: Evelyn Rodrigues


O primeiro fim de semana de setembro foi mesmo verde-amarelo em Nova Iorque. Um dia depois do furacão Ivete Sangalo levantar poeira no Madison Square Garden, o domingo (5) foi para comemorar a Independência do Brasil na 26ª edição do Brazilian Day na cidade.

A festa reuniu 1,5 milhão de participantes. Muitos vieram de cidades e estados vizinhos, mas caminhando pelo festival era possível ouvir sotaques diferentes. Havia brasileiros, que já moram na cidade há bastante tempo, mas também muitos curiosos e pessoas que simplesmente gostam da alegria e festividade do povo brazuca. Koreanos, japoneses, tailandeses, italianos, árabes, americanos...Neste dia todos eles se renderam às cores da bandeira brasileira.

Na 46th Street com a Madison Avenue, a festa era eletrônica. Vários DJs deram o ar da graça e fizeram a alegria da galera, entre eles, o DJ Marlboro. Ainda na 46th Street, barraquinhas de comida brasileira de todas as regiões do país, traziam um pouco de todo o tempero brasileiro: coxinha, pastel, acarajé, feijoada...Tinham opções para todos os paladares.

Conhecida como Little Brazil, a 46th Street foi a rua que originou o festival em 1984, quando um grupo de brasileiros decidiu  se reunir em Nova Iorque para comemorar a Independência do nosso país e se sentir mais perto de casa. A festa é considerada o maior evento nacional fora do Brasil.

No palco principal, localizado na 43th Street com a Sixt Avenue, a festa foi comandada pelo apresentador Luciano Huck e teve a participação da dupla Zezé di Camargo e Luciano que, aliás, levou a multidão ao delírio ao cantar No dia em que eu saí de casa.... Para continuar a festa, Margareth Menezes e Carlinhos Brown trouxeram um pouco do que é que a Bahia tem.
 
Após o fim dos shows, aos poucos, os participantes do festival foram se dispersando igual escola de samba quando deixa a avenida. Mas Nova Iorque continuou mais brasileira do que nunca, com o verde e amarelo colorindo outras avenidas. Às sete horas da noite, o sotaque brasileiro ainda podia ser ouvido em quase todas as esquinas da Times Square. Para os brasileiros, o fim de semana foi mesmo para matar a saudade de casa.

Quem é a colunista: Evelyn Rodrigues.

O que faz: Jornalista e assessora de imprensa.

Pecado gastronômico: Chocolate.

Melhor lugar do Brasil: Bahia.

O que está ouvindo no carro, iPod ou mp3: Kate Perry.

Fale com ela: [email protected]


Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça Barbados, incrível país no Mar do Caribe

Viagens

Conheça Chianti, região com cidades medievais na Itália

Viagens

10 lugares na Europa perfeitos para viajar com amigos

Viagens

7 lugares fascinantes para conhecer em Honduras

Viagens

Confira 8 dicas para comprar passagens aéreas mais baratas

Viagens

10 montanhas-russas ao redor do mundo que você precisa conhecer

Viagens