Guia da Semana

Fotos:www.sxc.hu
O verão, as festas de fim de ano e as férias se aproximam e muitos se preparam para viajar, principalmente rumo à praia. Não é raro estarmos curtindo aqueles merecidos dias de descanso e sentirmos certos desconfortos na coluna, não é mesmo?

Muitas vezes, essas dores são ocasionadas pela cansativa viagem (o congestionamento nas estradas faz o trajeto levar duas ou três vezes mais tempo que o comum) e também pela postura incorreta durante o banho de sol. As pessoas ficam tão eufóricas com a viagem que acabam esquecendo do principal: cuidar da saúde e do próprio corpo. O que é para ser diversão, relaxamento e descanso pode se tornar um pesadelo. Confira abaixo as dicas:

Carro / Estrada:

A jornada entre sair de casa e chegar até o local onde você curtirá alguns dias de descanso não é tão simples. As malas e equipamentos que levamos têm de ser depositados e tirados do carro com muito cuidado. O porta-mala fica em uma altura difícil quando transportamos objetos, especialmente aqueles mais pesados. Dicas: dobre as pernas em vez de dobrar a coluna; use a força dos abdominais quando for levantar algo pesado; em viagens longas, desça do carro a cada 45 minutos para alongar os músculos; use, no banco do carro, um apoio lombar, para deixar a coluna alinhada.

A má postura do corpo desloca os discos da coluna, pressionando os nervos, que por sua vez deixam de funcionar, afetando o nosso sistema nervoso.

Cuidados na praia / areia:

As cadeiras de praia não são adequadas para dar o apoio necessário à coluna por períodos prolongados, pois nossa postura fica extremamente comprometida. Porém, o não uso da cadeira pode causar danos à nossa saúde também, já que quando sentamos na areia ficamos flexionados, geralmente com as pernas dobradas e a coluna curvada para frente. Quando passar muito tempo assim, os músculos da coluna podem fadigar por ficarem esticados por muito tempo, e isso acaba muitas vezes causando dor e rigidez na hora de se levantar.

Quem não tem uma cadeira de praia ou a cadeira que tem não é adequada, a recomendação é colocar uma toalha na areia (ou uma esteira) e, a cada 30 minutos, alternar entre ficar deitado de bruços e com a barriga para cima ou de lado. Recomenda-se ter um apoio para a cabeça, que pode ser feito facilmente com areia em baixo de sua toalha ou por uma peça de roupa. E quando a pessoa está de bruços, deve ter cuidado para não ficar com a cabeça de um lado só por muito tempo, pois isso vai travar seu pescoço.

Muitas pessoas reclamam de dor ou exacerbação de seus problemas da coluna quando andam na areia, especialmente a areia fofa ou quando a praia está inclinada, geralmente próxima da água. Nestes casos, procure caminhar na areia dura ou, se não houver, ande nos passos das outras pessoas que andaram antes que você. Tente evitar caminhar na parte inclinada da praia, mas se isso é inevitável, ande em uma linha reta com os dois pés seguindo a mesma linha.

Brincar com as crianças na areia pode ser mais perigoso do que imaginamos. Ficar agachado construindo castelos e cavando buracos é até divertido, mas com esta "brincadeira" passamos muito tempo na mesma posição, o que é prejudicial à coluna vertebral tanto para os baixinhos como para nós, adultos. Recomenda-se levantar a cada 30 minutos, alongar e caminhar.

Cuidados na praia / mar:

A água é um excelente meio para mover as articulações e membros com os efeitos de gravidade reduzidos. Mas cuidado com as ondas do mar! Muitas lesões acontecem quando a pessoa é pega de surpresa por uma onda e jogada na areia. Portanto, quando o mar está muito ´bravo´, como se diz popularmente, é melhor a pessoa não entrar na água.

Quem é o colunista: Jason Gilbert é quiropraxista.
O que é quiropraxia? De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Quiropraxia dedica-se a prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, de problemas nas articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas e de seus efeitos sobre o sistema nervoso e a saúde em geral. Ela resolve problemas sem cirurgia ou medicamentos, através de vários métodos terapêuticos, em especial a manipulação ou ajustamento articular.
Contatos de Jason: (11) 3845-4115 e www.quiropraxiajasongilbert.com.br



Atualizado em 6 Set 2011.