![]() |
Tradicional Festa Junina de Campina Grande. Foto: Divulgação. |
Junho é o mês de Santo Antônio, São João e São Pedro. Para homenagear os três santos, acontecem as Festas Juninas, em todo o Brasil. Em algumas regiões, há grandes eventos com a tradicional quadrilha, fogueiras, casamento caipira, além das delícias culinárias dessas festas, como pamonha, bolo de fubá, vinho quente e quentão. No Nordeste, é comum a formação de grupos que levam à sério toda a produção, desde os enfeites do arraial com bandeirinhas e balões de papel até as fantasias, todas coloridas. Já no Sudeste, em muitas cidades ocorrem as festas como manda o figurino, mas também é comum as quermesses, com barracas de bingos e cheias de comidas e bebidas típicas de festas juninas. O Guia da Semana preparou um roteiro de festas típicas espalhadas de norte a sul do país, além de simpatias e receitas das delícias encontradas nesses eventos.
Junina ou Joanina?
A Festa Joanina (como é chamada nos países católicos europeus) veio para o Brasil junto com os portugueses, na época da colonização. Aqui, mudou o nome para Junina e se adaptou aos costumes locais, como na dança, com o forró e a quadrilha, e no cardápio, que acrescentou milho, mandioca em diversas receitas de doces e salgados.
Na França, a quadrilha é a chamada de dança de salão e, no Brasil, passou a acontecer nas ruas, ao redor da fogueira de cada santo que possui um formato diferente: a de Santo Antônio é quadrada; já a de São Pedro é triangular e a de São João é em forma de pirâmide, com a base arredondada. Os casais obedecem a um organizador da dança, que os levam pelo "caminho da roça" até o local onde acontece o casamento caipira. De acordo com a religião católica, a fogueira é o símbolo do nascimento de São João Batista, filho de Isabel. Para avisar sua prima Maria do nascimento de seu filho, Isabel ascendeu uma fogueira no auto de um monte, após o parto.
Não só os três santos são homenageados como também são citados em muitas simpatias. Os seguidores buscam o nome do amor eterno, como conquistar a pessoa amada, conseguir dinheiro e até proteção contra mau olhado. As mulheres, principalmente, maltratam a imagem de Santo Antônio, o "santo casamenteiro", a colocando de cabeça para baixo dentro de copos de água ou a escondem, até encontrarem o marido perfeito.
FESTAS PELO BRASIL:
CAMPINA GRANDE
CARUARU
MOSSORÓ
JOÃO PESSOA
SÃO PAULO
RIO DE JANEIRO
BELO HORIZONTE
BRASÍLIA
CAMPINAS
FORTALEZA
PARANÁ
RIO GRANDE DO SUL
SANTA CATARINA
Atualizado em 6 Set 2011.