Guia da Semana

Desta vez, nada de praia, montanha, lagoa ou qualquer outra coisa que remeta a belezas naturais. Fugindo de pontos turísticos 'clichês', chegou a vez de programar a viagem pensando em eventos cívicos, tradições enraizadas nas culturas locais.

Países como Estados Unidos, Holanda, França e Argentina integram mais uma lista do Guia da Semana. A ideia agora é contar um pouco da história destas nações e indicar como fatos passados fomentam a mobilização popular no presente.

Fogos de artifícios, danças, desfiles militares e diversas outras manifestações, tudo ornado pelas cores da nação. Além abrirem espaço para patriotas convictos, as comemorações não excluem curiosos visitantes.

Estados Unidos

Foto: Getty Images.

Em 4 de julho de 1776, norte-americanos da época presenciaram e participaram do principal acontecimento da história do Estados Unidos, dia em que 13 colônias da América do Norte declararam sua independência da Grã-Bretanha.

Desde então, e com cada vez com mais intensidade, o país passou relembrar o fato, entre outras coisas, com espetáculos, jogos, salvas de tiros e desfiles, badaladas de sinos e fogos de artifício. Enfeitada com muito vermelho, azul e branco, a capital Washington é o local que com maior concentração de atrativos.

A capital realiza a leitura da Declaração de Independência, organiza desfile de bandas do exército, da marinha e da aeronáutica, carros alegóricos e balões gigantescos, orquestras e a tradicional queima de fogos no parque The Mall, no centro da cidade.

Holanda

Foto: Getty Images.

Na Holanda, 30 de abril é feriado nacional. Nessa data, holandeses e visitantes participam das comemorações do Dia da Rainha todos os anos. Celebra-se nessa ocasião, época quente por lá, o nascimento da princesa Juliana. Ela faleceu em 2004, no entanto sua filha, a Rainha Beatrix, manteve o calendário.

Esse tipo de festa acontece no país desde 1890. Desde então, as pessoas saem às ruas com suas bandeiras laranjas tremulantes. De canto a canto do país, adultos e crianças participam de inúmeras atividades festivas, entre elas eventos de música, jogos, apresentações e feiras ao ar livre.

A capital Amsterdã proporciona uns dos principais eventos do gênero, a feira do Dia da Rainha. A ideia nesse caso é comprar e vender bugingangas sem o recolhimento de impostos. Com isso, as ofertas vão desde porta-joias usados a obras de artes.

França

Foto: Getty Images.

A queda da Bastilha ocorreu oficialmente em 14 de julho de 1789. Trata-se do fim da monarquia na França e, por consequência, do início da Revolução. Tudo começou quando rebeldes libertaram presos da Bastille, cadeia reservada aos opositores do regime.

Para celebrar mais um ano desde o estabelecimento da república, o país é tomado por eventos cívicos. Geralmente, o presidente inicia a festa, em Paris, com um discurso na Champs Elysées, umas das mais importantes avenidas do país.

No mesmo ponto, há ainda shows acrobáticos dos Alphajets, aviões que deixam sinais de fumaça nos céu com as cores da bandeira francesa. O ponto máximo, entretanto, fica por conta da queima de fogos aos pés da Torre Eiffel, momento em que multidões assistem a pirotecnia nos gramados Champs des Mars.

Argentina

Foto: Getty Images.

O ano de 2010 é especial para os argentinos. Isto porque em 25 de maio de 1810, há cerca de 200 anos, o país dava seus primeiros passos rumo à independência, efetivada em 9 de julho de 1816. Acontecia nessa data o começo de uma revolução que culminaria na liberdade do país em relação à Coroa Espanhola.

Apoiada na história, a Argentina programa uma série de eventos para esse bicentenário da revolução. Um dos mais aguardados é a inauguração da Casa da Cultura do Bicentenário, espaço da antiga sede dos Correios e Telégrafos, em Buenos Aires, exatamente em 25 de maio

Outro bom atrativo fica por conta da Feira Puro Diseño, uma das principais feiras de design da América Latina. Com 270 expositores de indumentária, acessórios, iluminação e artesanato, o evento acontece entre 20 e 25 maio, período em que as comemorações estarão mais infladas.

Atualizado em 6 Set 2011.