Guia da Semana

Festa de São João de Caruaru
Foto: Divulgação

Saia rodada, pintura no rosto e chapéu de palha! Para aproveitar as festas do mês de junho não é necessário muita procura. A maioria dos colégios e igrejas católicas celebram a data com eventos que reúnem o melhor dos pratos da culinária caipira, quadrilhas, barracas de prendas, além de muita música tradicional.

Os famosos Arraiais dominam as regiões norte e nordeste do país com grandes eventos e superproduções, por isso conquistaram um lugar especial no calendário de comemorações das cidades.

Caruaru (Pernambuco)
Foto: Divulgação
A cidade traz para sua Festa de São João mais de 120 atrações musicais que prometem animar o público até o fim do mês de junho. No centro de Caruaru está localizada a Vila do Forró, uma cidade cenográfica com estilo de cidadezinha do interior. Na pequena vila é possível conhecer as casas das rendeiras, das parteiras, além de teatros e restaurantes. No mês de maio, a cidade completou 150 anos, e as comemorações continuaram. Entre as atrações, os turistas encontram o Festival Nacional de Fogueteiros e o Desfile das "Drilhas", quadrilhas irreverentes que cruzam avenidas e ruas da região.
Tem também a queima da Fogueira Gigante, que acontece no Largo do Convento, precedida de outras comemorações do gênero, como a "Festa das Comidas Gigantes", no qual o público pode experimentar as delícias da culinária caipira, como o Maior Cuscuz do Mundo e a Pamonha Gigante.

Confira a programação de desfile das drilhas de Caruaru:

Data: 16 de junho - Gaydrilha - Taradões do Forró
Data: 17 de junho - Sapadrilha - Saia Rodada
Data: 24 de junho - Chifrugalodrilha, Matutodrilha e Piradrilha
Data: 29 de junho - Turisdrilha - Collo de Menina
Data: 30 de junho - Cambudrilha e Vaquedrilha - Caru Forró

O Pátio do Forró (Pátio de Eventos Luis Gonzaga)
Informações: (81) 3701-1533
Endereço: Rua Antonio Farias - Centro.
Data: de 2 a 30 de junho.
Informações: (81) 3701-1533.
www.caruaru.pe.gov.br

Aracajú (Sergipe)
Foto: aracaju.se.gov.br
A Prefeitura de Aracajú organiza o Forró Caju, mega evento que reúne grandes nomes da música regional. São 14 dias consecutivos de festa, que dá início na segunda quinzena de junho. A festa chega a receber cerca de um milhão de visitantes, que se divertem ao som do forró pé-de-serra e do contemporâneo forró eletrônico. Para esse ano, o espetáculo conta com shows de Zé Ramalho, Dominguinhos, Elba Ramalho e Falamansa.

Confira alguns destaques da programação:

Local: Palco Luiz Gonzaga
Data: 15 de junho - Limão Com Mel / Calcinha Preta
Data: 16 de junho - Genival Lacerda / Banda Calypso
Data: 17 de junho - Banda Magníficos
Data: 21 de junho - Cia do Calypso
Data: 23 de junho - Dominguinhos / Zé Ramalho / Alceu Valença
Data: 24 de junho - Trio Nordestino / Falamansa / Frank Aguiar
Data: 25 de junho - Cordel Do Fogo Encantado / Aviões Do Forró
Data: 27 de junho - Fagner / Brasas Do Forró
Data: 28 de junho - Elba Ramalho / Mastruz Com Leite
Data: 29 de junho - Caviar Com Rapadura
Para conferir a programação completa clique aqui!

Serviço
Local: Praça de Eventos Hilton Lopes (Praça dos Mercados) - Centro
Informações: www.aracaju.se.gov.br

Mossoró (Rio Grande do Norte)
Foto: Pacífico Medeiros
A cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, possui uma das maiores festas juninas do estado e se torna conhecida como a Capital do Forró. De 14 de junho a 1º de julho, em sua 11ª edição, o evento aborda o tema "Um Retrato da Cultura Popular - Resistência de um Povo", uma forma de comemorar os 80 anos de resistência da população local ao Bando de Lampião. Nos seis palcos instalados, 40 bandas animam o público de um milhão de pessoas, mas não é só o forró que garante o sucesso do evento, que conta também com apresentações de música popular brasileira e eletrônica.

Confira algumas das atrações:

Data: 14 de junho - Calcinha Preta
Data: 15 de junho - Aviões do Forró
Data: 16 de junho - Cavaleiros do Forró
Data: 22 de junho - Solteirões do Forró
Data: 29 de junho - Saia Rodada
Data: 30 de junho - Banda Calypso
Data: 01 de julho - Caviar com Rapadura

Serviço:
Data: de 14 de junho a 1º de julho.
Local: Estação das Artes Elizeu Ventania - Centro do Rio Grande do Norte.
www.prefeiturademossoro.com.br

Campina Grande (Paraíba)
Foto: saojoaodecampina.pb.gov.br
Campina Grande leva o título de Maior São João do Mundo. Até 1º de junho, os turistas se divertem ao som das bandas de forró. O sucesso da celebração fica por conta do tradicional casamento coletivo (foto), no qual diversos casais recebem os votos matrimoniais em um mesmo local. A cerimônia tem direito a cortejo, recepção, bolo e valsa. Há também, o Concurso de Quadrilhas Estilizadas, no qual os grupos se apresentam na Pirâmide do Parque do Povo.

Confira algumas das atrações do Maior São João do Mundo:

Data: 15 de junho - Banda Calypso
Data: 17 de junho - Limão Com Mel
Data: 18 de junho - Genival Lacerda
Data: 21 de junho - Dominguinhos
Data: 23 de junho - Elba Ramalho
Data: 24 de junho - Zé Ramalho
Data: 1º de julho - Calcinha Preta
Serviço
Local: Parque do Povo.
Endereço: Centro de Campina Grande.
Data: de 1º de junho a 1º de julho.
Para programação completa, clique aqui!

Parintins (Amazonas)
Foto: Peta Cid
A famosa rincha da turma do Boi Caprichoso com a equipe do Boi Garantido faz da região de Parintins um grande atrativo turístico durante o mês de junho. Para prestigiar o evento, o público se reúne no Bumbódromo para participar do Festival Folclórico de Parintins, que nesse ano encontra-se na 42ª edição. A organização espera receber cerca de 90 mil pessoas que vão especialmente para prestigiar as apresentações de seus grupos favoritos que estão sempre prontos para defender seus personagens. Um evento de cores e sons para ninguém botar defeito!
Serviço:
Data: abertura, 28, 29 e 30 de junho e 1º de julho.
Localização: Distante de Manaus 420 km por via fluvial.
www.parintins.com

Maceió (Alagoas)
Foto: maceio.al.gov
Entre balões e lanterna, Maceió organiza diversos arraiais em cada canto da cidade, principalmente no interior. Muitas vezes, há até uma "guerra" entre os bairros para ver quem consegue fazer o "palhoção" mais alegre (palhoção = arraial). Em Jaraguá, por exemplo, o festejo começa no dia 20 de junho e traz como tema "Maceió é Mais Forró", um evento totalmente decorado com temas ligados aos tocadores de sanfona e de triângulo. Próximo a Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá, trios de forró passeiam pela região, levando muita música para os moradores e turistas.

Serviço:
Local: Fundação Municipal de Ação Cultural.
Endereço: Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá.
Data: 20 a 29 de junho.
www.maceio.al.gov.br

São Luís (Maranhão)
Foto: saoluis.ma.gov.br
Com início no dia 22 de junho até 1º de julho, o evento Maranhão é muito mais São João anima o público de São Luís. Serão diversos arraiais, incluindo dois oficiais: O Arraial do Tambor da Crioula, na Fábrica São Luís, na Madre de Deus, e o Arraial Central, na Praça Maria Aragão, além de apresentações de danças folclóricas, quadrilhas, batalhões de bumba-meu-boi e zabumba.

Data: De 22 de junho a 1º de julho.
Local: Ceprema.
Endereço: Rua Pantaleão, 1232.
www.saoluis.ma.gov.br

Salvador (Bahia)
Bandas de forró no Arraiá
Foto: Divulgação
A cidade festeira também não esquece de São João. Com bandeirinhas coloridas pelas ruas, o Pelourinho fica todo enfeitado. As festividades começam logo no início do mês, com o Arraiá da Capitá, festival perfeito para quem curte música baiana. Nesse ano, foi incluída no calendário de festas da capital, a Trezena de Santo Antônio, evento que reúne católicos da região para homenagear o santo com peças teatrais e cânticos.

Serviço:
Data: 9 e 10 de junho.
Local: Arraia da Capitã - Parque de Exposições.
Endereço: Avenida Luiz Viana Filho, s/n - Paralela.
Data: de 1º a 13 de junho.
Local: Trezena de Santo Antônio - Praça da Sé - Centro Histórico.
www.pms.ba.gov.br

Recife (Pernambuco)
Foto: termdoforro.com.br
E como não poderia ser diferente, em Recife também tem forró! Os palcos espalhados pela cidade chegam a receber cerca de 140 artistas durante 24 dias de comemoração. As bandas se apresentam no Sítio da Trindade, na Praça do Arsenal da Marinha, no Pátio de São Pedro, na Rua Tomazina e a Colônia Z1 de Pescadores do Pina. Entre as atrações, shows com Yamandú Costa e Flávio José. Recife também organiza eventos como a Caminhada do Forró, o Desfile das Bandeiras e a Caminhada dos Bacamarteiros, no qual um grupo de bacamarteiros faz um trajeto pela cidade ao som de trios de forró e quando chegam ao destino, os integrantes finalizam a caminhada atirando ao mesmo tempo com seus bacamartes (armas de fogo).

Outra atração que Recife reserva é o Trem do Forró, que sai da Praça do Marco Zero e segue até a cidade do Cabo de Santo Agostinho. Durante o trajeto, o público tem a oportunidade de assistir a eventos que preservam elementos da cultura popular, com muito som de sanfona e forró pé-de-serra.

Serviço: Atração: Trem do Forró
Datas: , 9, 10, 16, 17, 23, 24 e 30 de junho.
Hora: a partir das 16h.
Informações: www.tremdoforro.com.br
Atração: Caminhada dos Bacamarteiros
Data: sábado, 16 de junho.
Hora: a partir das 10h.
Percurso: saída da Praça Maciel Pinheiro, bairro da Boa Vista, em direção à Praça da Independência.
Para conferir a programação completa dos eventos de Recife, clique aqui!

Os homenageados:
Foto: culturabrasil.org
Santo Antônio

Dia: 13 de junho.
Os desesperados em encontrar a alma gêmea se agarram aos pés de Santo Antônio - o Santo Casamenteiro. Muito popular no Brasil, o "santo cupido" também é convocado para encontrar objetos perdidos.

Foto: culturabrasil.org
São João

Data: 24 de junho.
O motivo das fogueiras nas festas de junho são para homenagear São João. Diz a lenda que para avisar sobre seu nascimento à Maria, mãe de Jesus, foi acesa uma fogueira no alto de uma colina. A igreja católica também homenageia o santo, como precursos da vinda de Jesus ao mundo.

Foto: chapadaodosul.ms.gov.br
São Pedro

Data: 29 de junho.
Conhecido como o porteiro do céu, São Pedro era pescador antes de se tornar um dos apóstolos de Jesus Cristo. É considerado o protetor das viúvas e dos pescadores.


Atualizado em 6 Set 2011.