Guia da Semana

De 9 a 13 de dezembro, o histórico vilarejo de Trancoso, em Porto Seguro, Bahia, recebe a segunda edição do Festival Internacional de Cinema de Trancoso. Durante cinco dias, o famoso Quadrado será “palco” principal do evento, que vai reunir mais de 75 produções nacionais e internacionais. Projeções na Igreja de São João Batista (a tradicional igrejinha do Quadrado), cursos, oficinas, espaços para diálogo e exibições na Casa das Festas Tradicionais do Povo de Trancoso são algumas das atrações.

“O Incerto Lugar do Desejo (2019)”, filme com Maria Fernanda Cândido e direção de Paula Trabulsi, traz importantes nomes da filosofia, psicologia e sociologia para dissertar sobre a origem do desejo e a relação da sociedade com esse sentimento que atravessa a pessoa. O documentário tem o objetivo de informar e humanizar o espectador.

“My Name is Now (2018)”, de Elizabete Martins Campos é outro filme que integra a programação e narra a carreira e trajetória de Elza Soares, cantora nacional que vive seus dilemas paradoxais entre sucessos e perdas, o frágil e o forte, o real e o sobrenatural.

Entre os homenageados, o cineasta baiano Alexandre Robatto Filho, quem registrou situações extraordinárias do cotidiano baiano e Ney Latorraca, protagonista de “Anchieta, José do Brasil”, gravado na própria Trancoso, em 1977, considerado uma obra prima da cinematografia brasileira e dirigido por Paulo César Saraceni estão entre os laureados pelo II Festival de Trancoso.

“Glauber Rocha, Labirinto do Brasil”, documentário que relata a vida e carreira do cineasta baiano, “Estórias de Trancoso”, “A Caminho das Índias” e “Fala Sério”, do diretor paulista Augusto Sevá, também serão exibidos – e seus diretores, respectivamente agraciados.


Trancoso | Foto: Maila Facchini / Shutterstock.com


O ator mineiro La.mppi, premiado no Festival de Cinema de Recife como melhor ator coadjuvante por sua atuação no longa-metragem “Toro” – e que em 2020 irá atuar, nos Estados Unidos, ao lado de Anthony Hopkins e Cameron Dias –, assim como Bruna Lombardi são presenças confirmadas durante os dias dedicados à sétima arte na histórica Trancoso.

O ator e diretor Carlos Alberto Riccelli, Sônia Robatto (atriz e escritora), o diretor David Shurmann, as cantoras Elba Ramalho e Vanessa da Mata, e Carlos Wanderley, do Canal Brasil, compõem a lista das presenças ilustres.

O Festival é patrocinado pela Prefeitura Municipal de Porto Seguro e pela operadora de turismo CVC, através da Lei Rouanet de incentivo à cultura. As Pousadas Casa de Perainda e Villas de Trancoso assumem destaque entre os que apoiam a realização desse Festival, que ainda conta com outras colaborações significativas de empresários locais e moradores.

O Festival Internacional de Cinema de Trancoso é uma iniciativa para fomentar a cultura, promover a integração entre comunidade, atores, diretores e profissionais especializados. Divulgar Trancoso como cenário paradisíaco e possível locação para futuras produções cinematográficas e principalmente incentivar a construção de pontes que possam gerar caminhos que nos levem a um Brasil mais sábio estão entre as premissas e compromissos do Festival.

Para ver a programação completa, clique aqui!

Atualizado em 9 Dez 2019.