Foto: Wikipedia

Localizado no prédio da FIESP, Centro Cultural Ruth Cardoso é um dos espaços da Avenida Paulista que recebe obras interativas da FILE

Alguns espaços públicos da Avenida Paulista foram invadidos pela FILE - Festival Internacional de Linguagem Eletrônica. O projeto de arte pública traz para a região obras interativas, que despertam nas pessoas essa nova realidade de participar ativamente de atividades culturais, deixando para trás aquele conceito de contemplação.

O projeto está inserido nas estações de metrô Paraíso, Brigadeiro, Trianon-Masp e Consolação, a Livraria Fnac, Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso, Conjunto Nacional, Instituto Cervantes, vão livre do Masp, além de atividades que se deslocam pela Avenida, como carros e ônibus especiais.

Entre as atividades de destaque, a do norte-americano Kurt Hentschlager em cartaz no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso. Nesta instalação, o público entra em uma neblina densa e não consegue enxergar os limites, como paredes e tetos. Ondas de luz interferem neste quadrado, fazendo com que os participantes criem paisagens mentais ao invés de perceberem apenas o espaço onde estão. Tal atividade está em cartaz até 29 de agosto, última data do evento, que abre ao público de segunda, das 11h às 20h, domingo, das 10h às 19h, e de terça a sábado, das 10h às 20h. Cada sessão comporta dez pessoa e demora 30 minutos.

Outro projeto interessante está no vão livre do Masp. O Infinito ao Cubo foi idealizado pelos brasileiros Rejane Cantoni e Leonardo Crescenti. Aqui, o público vai se deparar com um cubo espelhado suspenso a 25 centímetros do chão apoiado por uma espécie de cruz em seu centro e quatro molas em cada canto. Duas faces giram em torno de seu eixo e têm o objetivo de provocar reflexões infinitas em todas as direções. Esta atividade fica em cartaz até 30 de julho, no vão livre do Masp.

Foto: Divulgação

Atualizado em 6 Set 2011.