Guia da Semana

Foto: Wikipédia


Nada traduz mais a imagem dessa estação como uma árvore com os galhos secos e as folhas no chão. O outono começa no próximo dia 20, às 14h30, com a previsão de ficar dentro da normalidade de chuvas e temperaturas, com algumas exceções entre as regiões do Brasil. As massas de ar frio, de origem polar, já começam a entrar pelo Sul do Brasil e as temperaturas tornam-se mais amenas. O baixo índice de umidade relativa do ar e a redução de chuvas são característicos dos próximos meses. É uma estação de transição entre o inverno e o verão, que engloba características de ambas. Mudanças rápidas nas condições do tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos do Sul e Sudeste são esperados para este outono.

De acordo com metereologista do CPTEC - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, José Fernando Pesquero, o fenômeno El Niño continuará influenciando o clima do País nos próximos meses e até junho já deve perder sua força. Por isso, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul apresentarão chuvas acima do normal para o período. Além da região Sul, a Sudeste e parte da Centro-Oeste ficarão com as temperaturas mais amenas. As mínimas irão variar entre 12ºC e 18ºC e pode até chegar aos 10ºC nas regiões serranas. As máximas oscilarão entre 18ºC e 28ºC.

"O mês de maio apresenta a característica do encontro de massas de ar, o que também pode contribuir para o aumento da pluviosidade no Sul", explica Pesquero. O Norte e Nordeste terão nos meses subsequentes o período mais chuvoso, como nos anos anteriores. É previsto o maior registro de chuvas do País, em torno de 700mm. A média de temperatura máxima será 30ºC a 32ºC e a mínima vai ficar em torno de 22ºC.







Atualizado em 6 Set 2011.