Guia da Semana


A terra do frevo e do maracatu é famosa por seu autêntico Carnaval de rua, que carrega o honrado posto de ser o mais democrático do Brasil. Para participar, não é necessário abadá ou ingresso, apenas alegria e disposição para curtir.

A programação carnavalesca ocorre paralelamente nas duas cidades: enquanto em Olinda o ponto alto é durante o dia, em Recife, o festejo começa no fim da tarde e segue até à noite. Para quem tiver fôlego e não quiser perder um minuto de folia, a dica é aproveitar ambas, já que a distância é curta e a diversão dupla é mais do que garantida.

Em Olinda, a concentração acontece no Centro Histórico, com uma verdadeira orquestra a céu aberto acompanhada dos tradicionais bonecos gigantes, que chegam a medir três metros de altura. O mais conhecido é o Homem da Meia-Noite, que abre oficialmente a festa à zero hora do sábado. A tradição das fantasias ainda persiste, por isso, deixe a criatividade rolar antes de cair na folia.

Já na capital pernambucana, o famoso Galo da Madrugada abre a comemoração no sábado de manhã e é parada obrigatória para o festeiro que não quer perder o mais animado bloco. Ano passado, foram nada menos que 1,5 milhões de pessoas que acompanharam a sua passagem pelas ruas.

No Recife Antigo, impera a diversidade musical em diversos palcos divididos em polos, cada um com um estilo diferente. Simultaneamente, o cais do rio Capibaribe recebe o festival Rec Beat, que promove um encontro da música tradicional com as novas tendências.

As prévias carnavalescas já começaram a esquentar as ladeiras de Olinda para receber os foliões na semana mais esperada do ano. Programe-se já para não ficar fora dessa!





Leia Mais no Especial de Carnaval

Atualizado em 6 Set 2011.