Guia da Semana

Foto: Secretaria de Esporte do Ceará



População: 2,4 milhões
Área: 313 km²
PIB: R$ 22,5 bilhões
Aeroporto: Aeroporto Internacional Pinto Martins
Provável estádio: Plácido Castelo (Castelo)
Valor da reforma: R$ 400 milhões
Prazo de conclusão: 2012

Famosa por suas praias, manguezais e rios, Fortaleza é a 5ª cidade mais povoada do Brasil. O turismo é uma grande fonte de renda da capital do Ceará, contando com uma culinária típica, cultura e o parque temático Beach Park, atraindo a média de 500 mil visitantes por ano. A prefeitura construiu em 2007 um novo centro de convenções buscando o turismo de eventos e negócios.

Projeto:

Local de disputa de quase todas as partidas dos principais times locais (Ceará e Fortaleza), o Castelão oferece camarins-suítes, camarotes climatizados e bares panorâmicos. Com as obras, o espaço ganharia um complexo esportivo, uma cobertura verde e um estacionamento subterrâneo para 4,2 mil carros. O fosso seria retirado, os torcedores ficariam a 21 metros do gramado e a capacidade cairia para 50 mil lugares.

Entraves:

A desigualdade e criminalidade são altas, com um terço da população de Fortaleza morando em favelas. Para receber o evento, o estado precisa melhorar a infraestrutura urbana, o sistema de transporte e saneamento básico. Como os clubes não têm dinheiro para financiar as reformas, a alternativa será realizar shows e eventos para angariar renda.

Atualizado em 6 Set 2011.