Guia da Semana
Viagens
Por Redação Guia da Semana

Fortaleza significa fortalecimento

A história de um amor entre mãe e filho que se consolida em uma viagem à capital cearense.



Uma viagem pode significar desde uma diversão até uma aproximação. É incrível como a vida brinca conosco sem mesmo percebermos. Certa vez perguntei a minha mãe qual o lugar no mundo que ela gostaria de conhecer. Mal sabia que meus planos eram juntar uma grana para levá-la onde quer que fosse.

- Eu gostaria de ir a Fortaleza!
- Não, mãe, no mundo! Qual lugar no mundo que você gostaria de conhecer?
- Fortaleza mesmo!
- Nossa, mas tem tanto lugar legal pra ir.
- Mas o lugar que eu sonho em conhecer é lá!

E eu que pensava grande achando que ela iria dizer Paris, Londres, Egito, Israel ou qualquer outro país que ela tivesse ouvido falar na TV. Talvez não percebesse, mas a palavra "Fortaleza" tinha um significado diferente. Não era apenas uma viagem qualquer que estava por vir, mas sim o "fortalecimento" da nossa amizade. Minha mãe e eu sempre fomos unidos, porém, talvez, não amigos.

Marcamos a viagem só para nós dois e um grande empecilho surge: ela morre de medo de avião. Tentei contornar o problema e disse que jamais viajaria três dias de ônibus para chegar à capital cearense, sendo que avião seriam apenas três horas. Ela relutou, pois eu não temia e já sabia o que era voar, mas compreendeu que era uma oportunidade de conhecer o que sempre foi pra ela um medo. Depois minha mãe me disse que fez isso por mim.

Dia da viagem. Fomos ao aeroporto e ela parecia uma criança. Tudo era novidade, tudo era lindo. O tamanho dos aviões visto de pertinho assustava aquela criança de 43 anos. Fotos de todos os cantos do local, inclusive da funcionária eram importantes. Ao entrar dentro da aeronave, nada assustava porque parecia mais um ônibus gigante. Nossos papos se resumiam a ansiedade da decolagem e a outros assuntos para distrair a tensão (dela, claro!). Enquanto isso, eu achava lindo parecer ser o pai da minha mãe que tinha medo e receio de tudo. Tal como quando eu era criança que ela me apresentava um mundo novo e diferente sempre segurando a minha mão.

As turbinas são ligadas. O avião começa a taxiar nas pistas para decolagem. Ela fica tensa. Segura firme minha mão, fita meu olhos emocionada.

- Obrigada por tudo isso!

Meus olhos ficam marejados na hora.

- Não tem o que agradecer, mãe!

O avião decola. Ela diz para mim que está relaxada, mas depois fico sabendo que o tempo todo estava segurando o corpo como se quisesse diminuir o peso do avião. De lá de cima, toda paisagem era surpreendente.

- Nossa, como Deus é grande! Como tudo é lindo daqui de cima. Parece que estamos andando a 15 quilômetros por hora. Parece estar tão devagar.

Meu Deus, era uma criança! Desembarcamos em Fortaleza e fomos para o hotel. Nos quatro dias que se desenrolaram, nos confundiam várias vezes com casais, tão grande era nossa intimidade e entrosamento. Andávamos de mãos dadas e eu enchia o peito para dizer "esta é minha mãe!". A cada dia nossos papos eram de dois amigos que se amavam de verdade e que um conhecia ao outro. Risos e papos íntimos contagiavam e faziam nossa amizade aumentar ainda mais. Quando tudo acabou, ao descer no aeroporto de Guarulhos, olhamos um para o outro e pensamos "Acabou?". Não! Este era apenas o início de uma amizade que não terá mais fim. Uma amizade entre mãe filho. Uma união que vai durar pra sempre! Por isso, Fortaleza significará eternamente fortalecimento!

Foto: Felipe Carvalho Quem é o colunista: Felipe Carvalho, mas às vezes coloco em dúvida...

O que faz: Jornalista do interior de São Paulo que veio tentar a vida na cidade grande

Pecado gastronômico: Substância que toda formiga devora, ou seja, doce!

Melhor lugar do Brasil: A minha casa em Taubaté debaixo de um edredon!

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.

Mais notícias

Conheça a cidade de Leuven, capital da cerveja belga

Viagens

8 passeios imperdíveis em Seattle, nos Estados Unidos

Viagens

10 passeios imperdíveis no bairro de Belém, em Lisboa

Viagens

Conheça a cidade medieval de Füssen, na Alemanha

Viagens

Conheça Panama Beach City, destino com praias paradisíacas e muita natureza na Flórida

Viagens

9 passeios imperdíveis em Alfama, bairro tradicional de Lisboa

Viagens