Guia da Semana

Arquitetura gótica, jardins frondosos e cenário de histórias românticas, os Castelos Europeus foram construídos ao longo da Idade Média e eram importantes pontos estratégicos para conquistas e defesas de territórios. Com a transição para era Modera, perderam as funções militares e passaram a funcionar como residências para a nobreza. Alguns dos que sobreviveram foram reformados e agora abrigam hospedes curiosos em sentir a áurea dos tempos medievais. Confira abaixo as cinco melhores fortalezas eleitas pela publicação americana Forbes

Château de Bagnols

Foto: reprodução/ site oficial


Primeiro da lista, o Château de Bagnols é um castelo medieval encontrado na região de Beaujolais, em Lyon, na França. Sua construção se deu no século 13, por Guichard d'Oingt e passou por diversos donos até virar hotel em 1992. Mantendo suas características originais, com fosso ao redor e torres, é repleto de afrescos renascentistas e tem um enorme jardim de cerejeiras.

Suas instalações permitem poucos hóspedes, com apenas 21 quartos e suítes, cada uma batizada com o nome dos donos a quem já pertenceu. Todos os ambientes são decorados com mobiliário de época e peças exclusivas. Com uma estrela no guia Michelin, o restaurante La Salle des Gardes oferece uma excepcional seleção de especialidades regionais e de vinhos da França. O destaque fica por conta dos vinhedos ao redor da construção, onde é possível organizar um piquenique particular.

Château Les Crayères

Foto: reprodução/ site oficial


A 10 minutos do centro de Reims, na famosa região de Champagne, está localizado o castelo Château Les Crayères. Xavier Gardinier comprou a antiga residência da família Polignac, em 1979, escolheu os grandes nomes da arquitetura e decoração europeia para reformar o espaço, transformando a construção dentro de um parque privativo e com árvores centenárias em um hotel, em 1984.

Com 19 quartos individualmente decorados, babysitter, bussiness room e quadra de tênis, o hotel já foi eleito o Melhor do Mundo, segundo a revista Travel + Leisure, em 2002. A arquitetura remete ao fim do século XIX e seu restaurante, Les Boyers, é comandado pelo chef Didier Elena, que recebeu o título de Relais Gourmand pela rede Relais & Chateaux da qual o hotel faz parte. Os visitantes podem agendar visitas guiadas pelas renomadas caves de champagne ou conhecer lugares históricos como a Catedral de Notre-Dame, onde os reis franceses eram batizados.

Luttrellstown Castle

Foto: reprodução/ site oficial


Palco da união religiosa entre David Beckham e Victoria Adams, em 1999, o Luttrellstown Castle está situado nos arredores de Dublin, Irlanda e é a aposta de muitos casais que querem comemorar de uma maneira especial seu casamento. Com 165 hectares de propriedade, o espaço foi totalmente restaurado e parte dele foi transformado em um resort cinco estrelas, com uma lista de notáveis convidados, incluindo a rainha Victoria.

Embora não funcione como rede hoteleira, possui um campo de golfe de primeira classe de 18 buracos. Desenhado por Tom Mackenzie e Donald Steel, o espaço apresenta um campo de rolamento suave com lagos e árvores centenárias que fazem um curso exclusivo.

Château d'Esclimont

Foto: reprodução/ site oficial


Com 60 hectares, no coração de um vale verde tombado pelo Patrimônio da Humanidade, o castelo Château d'Esclimont era a residência da família La Rochefoucauld, no século XVI. O espaço foi escolhido por dinastias francesas como lugar perfeito para construir residências, formando um conjunto de castelos nababescos no Vale do Loire, na França. Alguns desses lugares foram comprados por grandes redes, reformados e tornaram-se hospedagens de luxo.

A 60 quilômetros de Paris, o hotel apresenta 47 quartos e seis apartamentos distribuídos entre o Castelo, a Torre de Guarda, o Trianon e o Pavilhão dos Troféus. A opção gastronômica é o restaurante La Rochefoucauld, com dois salões de jantar para 50 e 70 talheres. Entre as opções de lazer, dois campos de tênis, piscina ao ar livre, lago de pesca, espaço para equitação, e vôo pela região em balões.

Ashford Castle

Foto: wikipedia


Fundada pela família anglo-normanda de Burgo em 1228, o castelo de Ashford apresenta um cenário para espetaculares florestas, lagos e montanhas. No século XX, o espaço foi reformado e transformado em um hotel, fornecendo aos clientes alojamentos de qualidade e quartos individuais. Hoje, o castelo, rodeado por um belo parque aberto ao público, tornou-se um famoso hotel, os quartos hospedados por muitas celebridades, incluindo Ronald Reagan.

Os cômodos buscam o equilíbrio em manter as características originais da Idade Média com equipamentos modernos para dar conforto aos hóspedes, como banda larga e TV de Plasma interativa. Comandada pelo chef Stefan Matz, a cozinha é inspirada em ingredientes sazonais e aposta em quatro experiências gastronômicas únicas, reservadas somente aos visitantes. Para a saúde e beleza, as instalações contam com um spa de salas de tratamento específicos e a filosofia Yon Ka, oferecendo a pele o meio para recuperar o equilíbrio e toda a energia.

Atualizado em 6 Set 2011.